Este artigo é resultado de diálogos com professores da Escola Maria Ferreira da rede de ensino público de Manaus/AM sobre a perspectiva deles relacionada ao cenário educacional no retorno às aulas presenciais em uma das capitais do país mais afetadas pela COVID-19. Através de rodas de conversas, oitivas individuais e relatos descritivos, os professores relataram suas experiências, contextos educacionais, realidades e desafios ao retornarem às escolas. Iniciamos fazendo uma breve descrição do cenário vivido na cidade de Manaus que foi assolada pela pandemia, com números alarmantes de contaminações, a calamidade pública por falta de oxigênio nos hospitais, o isolamento social total e a suspensão das aulas presenciais. Registramos os relatos ao retornarem às aulas presenciais, seus depoimentos sobre um novo contexto educacional, as realidades das salas de aulas, estudantes, desafios do retomo e readaptação a nova rotina. O objetivo geral da pesquisa foi dar voz à um dos protagonistas da educação no país, os professores, registrando esse momento sob seu prisma, estando estes lidando diretamente com a realidade social e histórica no contexto educacional nacional, apresentando suas falas, desabafos, desafios e perspectivas relacionadas a um novo contexto apresentado. O problema da pesquisa busca responder questões como: 1) que cenário educacional relacionado ao desempenho dos estudantes foi encontrado no retorno às aulas presenciais? 2) quais os maiores desafios marcaram esse retorno? 3) quais perspectivas os professores têm com relação ao ensinoaprendizagem mediante os diversos novos fatores surgidos pós pandemia? Concluímos que, os professores da referida escola ainda estão em fase de adaptação à nova realidade, buscando a melhor compreensão das conseqüências deixada pela pandemia, tentando compreender as mudanças de comportamento, do contexto educacional, e buscando novas estratégias metodológicas para lidar com os desafios de avançar na práxis educacional e obter melhores desempenhos depois de tantas diversidades sociais