GOMES, Maria Victoria Da Silva et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96512>. Acesso em: 08/11/2024 02:02
O presente artigo abrange uma pesquisa situada no GT 13 – Educação Matemática e apresenta como objetivo principal dissertar sobre uma oficina pedagógica realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, desenvolvida numa Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, localizada na região do Vale do Mamanguape. Dialogamos em torno do seguinte problema de pesquisa: como uma oficina pedagógica sobre áreas de figuras planas contribui para uma aprendizagem significativa de alunos do 2º ano do Ensino Médio? Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se a literatura específica da Educação Matemática, a Base Nacional Comum Curricular e à pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A oficina foi desenvolvida em três turmas de 2º ano do Ensino Médio em horários diferentes e versou sobre áreas de figuras planas, enfatizando sua história, reconhecimento das formas e dedução das fórmulas. As atividades desenvolvidas foram realizadas em grupos e com auxílio de slides e fichas de figuras planas. Os instrumentos de produção e análise de dados foram os registros das atividades dos alunos e um questionário contendo oito perguntas. Os principiais resultados revelaram que os estudantes compreenderam os porquês das fórmulas aplicadas no cálculo das áreas de figuras planas, tornando significativo seu processo de algoritmização. Ainda assim, destacamos algumas dificuldades envolvendo as figuras planas paralelogramo e trapézio. Esse cenário evoca a necessidade de estudos vindouros e novas abordagens pedagógicas complementares.