Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA A SALA DE AULA DE ALGUMAS ESCOLAS PÚLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99405
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6255
    "inscrito_id" => 10455
    "titulo" => "O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA A SALA DE AULA DE ALGUMAS ESCOLAS PÚLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "O presente estudo trata-se de um recorte do nosso Trabalho de Conclusão de Curso que buscou analisar como os estudantes do 2º ano do Ensino Médio dos Municípios de Alagoinha - PB, Mulungu -PB e Rio Tinto-PB, provenientes de escolas públicas, resolvem problemas matemáticos a partir de situações reais que envolvem as ideias essenciais da Análise Combinatória. A escolha desta temática se justifica de duas maneiras: verificar como estava ocorrendo o ensino da Análise Combinatória em algumas escolas públicas do estado da Paraíba, identificando as dificuldades encontradas pelos alunos; e por se tratar de um tópico desafiador e estimulante da Matemática, com alto potencial de contextualização do cotidiano do aluno. Foram eleitos como sujeitos da pesquisa, seis turmas do 2º ano do Ensino Médio distribuídas nos Municípios de Alagoinha – PB, Mulungu –PB e Rio Tinto – PB, na qual aplicamos um questionário composto por quatro problemas de Análise Combinatória. Com o questionário, percebemos que as turmas, na qual a pesquisa foi realizada, não tiveram acesso ao ensino da Análise Combinatória, ou seja, os professores, por alguma razão, não trabalhou este tópico matemático em sala de aula. Por outro lado, mesmo não tendo tido contato com os conceitos de Análise Combinatória, algumas resoluções apresentadas pelos alunos sinalizaram o potencial para o desenvolvimento do raciocínio combinatório."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10455_TB6255_15112023202412.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99405
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6255
    "inscrito_id" => 10455
    "titulo" => "O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA A SALA DE AULA DE ALGUMAS ESCOLAS PÚLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "O presente estudo trata-se de um recorte do nosso Trabalho de Conclusão de Curso que buscou analisar como os estudantes do 2º ano do Ensino Médio dos Municípios de Alagoinha - PB, Mulungu -PB e Rio Tinto-PB, provenientes de escolas públicas, resolvem problemas matemáticos a partir de situações reais que envolvem as ideias essenciais da Análise Combinatória. A escolha desta temática se justifica de duas maneiras: verificar como estava ocorrendo o ensino da Análise Combinatória em algumas escolas públicas do estado da Paraíba, identificando as dificuldades encontradas pelos alunos; e por se tratar de um tópico desafiador e estimulante da Matemática, com alto potencial de contextualização do cotidiano do aluno. Foram eleitos como sujeitos da pesquisa, seis turmas do 2º ano do Ensino Médio distribuídas nos Municípios de Alagoinha – PB, Mulungu –PB e Rio Tinto – PB, na qual aplicamos um questionário composto por quatro problemas de Análise Combinatória. Com o questionário, percebemos que as turmas, na qual a pesquisa foi realizada, não tiveram acesso ao ensino da Análise Combinatória, ou seja, os professores, por alguma razão, não trabalhou este tópico matemático em sala de aula. Por outro lado, mesmo não tendo tido contato com os conceitos de Análise Combinatória, algumas resoluções apresentadas pelos alunos sinalizaram o potencial para o desenvolvimento do raciocínio combinatório."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10455_TB6255_15112023202412.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo trata-se de um recorte do nosso Trabalho de Conclusão de Curso que buscou analisar como os estudantes do 2º ano do Ensino Médio dos Municípios de Alagoinha - PB, Mulungu -PB e Rio Tinto-PB, provenientes de escolas públicas, resolvem problemas matemáticos a partir de situações reais que envolvem as ideias essenciais da Análise Combinatória. A escolha desta temática se justifica de duas maneiras: verificar como estava ocorrendo o ensino da Análise Combinatória em algumas escolas públicas do estado da Paraíba, identificando as dificuldades encontradas pelos alunos; e por se tratar de um tópico desafiador e estimulante da Matemática, com alto potencial de contextualização do cotidiano do aluno. Foram eleitos como sujeitos da pesquisa, seis turmas do 2º ano do Ensino Médio distribuídas nos Municípios de Alagoinha – PB, Mulungu –PB e Rio Tinto – PB, na qual aplicamos um questionário composto por quatro problemas de Análise Combinatória. Com o questionário, percebemos que as turmas, na qual a pesquisa foi realizada, não tiveram acesso ao ensino da Análise Combinatória, ou seja, os professores, por alguma razão, não trabalhou este tópico matemático em sala de aula. Por outro lado, mesmo não tendo tido contato com os conceitos de Análise Combinatória, algumas resoluções apresentadas pelos alunos sinalizaram o potencial para o desenvolvimento do raciocínio combinatório.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.