Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA CATÓLICA NA FORMAÇÃO PROFESSORAS: O CURSO NORMAL NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA LUZ EM GUARABIRA - PB (1939 - 1979)

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Trata-se de um trabalho em história da educação, que tem como objeto de estudo o Curso Normal do Colégio Nossa Senhora da Luz em Guarabira/PB, a partir da criação do Curso Normal em 1939 até 1979, quando ocorreu a conclusão da última turma de normalistas e o encerramento da gestão das irmãs de Santa Catarina de Sena nesta instituição. Objetivamos com este estudo investigar as relações entre a pedagogia católica e a formação de professoras no Curso Normal Nossa Senhora da Luz situando indícios relativos aos saberes veiculados e metodologias utilizadas na prática educativa; Discutir as circunstâncias que ocorreram para a instalação do Curso Normal em um colégio confessional, particular e destinada à formação de moças; Identificar a legislação que norteou a Instrução Pública, e em específico o Ensino Normal no Estado da Paraíba no período apreçado. A pesquisa ocorreu em acervos digitais, a fim de levantar a produção científica que trata da trajetória do Curso Normal no “Colégio Da Luz” em Guarabira/PB, em sites e repositórios da PPGE/UFPB, UFCG, UEPB, Hemeroteca Digital, como também no memorial do próprio Colégio e na Segunda Gerência de Ensino em Guarabira-PB. Foram elaborados diferentes instrumentos para a organização e análises dos dados, a saber: Quadro demonstrativo; Sequência de resumos indicativos sobre cada documento identificado seguido das imagens coletadas, somando-se onze (11) fontes, incluindo documentos e imagens. O Colégio Nossa Senhora da Luz foi inaugurada em 01 de março de 1936, ofertando o Ensino Primário para meninas. Em 29 de maio de 1939, deu-se a instituição do Curso Normal mediante articulações entre autoridades políticas e religiosas. Na sua linha de ação cultivou uma sólida educação cristã/católico. A pesquisa contribuiu para a preservação da memória educativa, bem como para a construção da identidade histórica dessa instituição escolar e da educação do lugar.

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