A presente pesquisa, intitulada: A construção dos saberes de literatura no cotidiano do Ensino Médio: o olhar docente para as práticas de letramento literário constitui um recorte do texto da minha dissertação de mestrado. Aqui faremos uma reflexão acerca dos saberes mobilizados por professores em aulas de literatura para as práticas de letramento literário no ensino médio; o objetivo consiste em analisar o discurso docente sobre a construção desses conhecimentos que embasam a sua prática pedagógica, enquanto docentes desta disciplina em uma escola pública da cidade Angicos/RN. Nos aportes teóricos, dialogamos com estudiosos e pesquisadores como Tardif, Lessard e Lahaye (1991) (2006); Pimenta (1999); Gauthier et.al (1998) sobre os saberes docentes ou saberes de professores; Já com relação ao ensino de literatura e letramento literário, conversamos com Cândido (1995), Cosson (2006), Cosson e Souza (2013), Bordini e Aguiar (1993); entre outros. A investigação foi norteada por princípios de natureza qualitativa numa perspectiva sócio-histórica de caráter interpretativista, sendo utilizados como instrumentos e procedimentos para a geração dos dados o questionário e a entrevista coletiva. A pesquisa revelou algumas inconsistências ou contradições presentes na prática docente, aspectos estes, inerentes às vezes à formação inicial, ou seja, são lacunas advindas do processo formativo. Assim, acreditamos que o ser professor realmente, aprendemos no cotidiano, no dia dia do fazer pedagógico na sala de aula. É nesse momento que construímos e ressignificamos nossas habilidades e competências pertinentes a profissão professor.