Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: PRÁTICAS INCLUSIVAS DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL DA ROSA EM PAUDALHO - PE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No cenário educacional a inclusão é uma pauta fundamental que busca garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas limitações. Conforme Albertoni, Goulart e Chiari (2011), Ceccim (2010), Fonseca (2008, 2015), a criança doente, independentemente do período de permanência no hospital ou em ambiente domiciliar e da natureza de sua enfermidade, tem seu direito de escolarização garantido pela Constituição de 1988 e pelas normativas que são especificamente dedicadas às crianças em situação de adoecimento. O ensino domiciliar tem ganhado destaque como uma alternativa ao ensino tradicional, gerando debates sobre seus benefícios e desafios. Duas formas amplamente utilizadas de ensino em casa são o atendimento pedagógico domiciliar e o homeschooling. Embora compartilhem a característica de serem realizados no ambiente doméstico, essas abordagens diferem em aspectos fundamentais, como o envolvimento do estado, o currículo e a interação social. Neste trabalho, é compartilhado os resultados obtidos a partir de práticas inclusivas, baseadas nas características do atendimento pedagógico domiciliar, realizadas na Escola Municipal Manoel da Rosa, localizada em um bairro periférico da cidade de Paudalho, Pernambuco. Entendendo a urgente necessidade de 5 estudantes, foi criado o projeto escolar “EMMR além dos muros”. Participaram do projeto, 5 crianças, 5 apoiadoras pedagógicas, professores, coordenadores e gestores da instituição de ensino. O projeto teve como objetivos promover a inclusão de estudantes com deficiências nas atividades pedagógicas e garantir o direito desses estudantes ao acesso à educação de qualidade. Nas entrevistas realizadas com estudantes, familiares e apoiadoras fica expresso que o projeto tem contribuído com o desenvolvimento pedagógico do estudante, respeitando suas potencialidades e fragilidades e que o ensino domiciliar tem levado o aluno a se ver como importante. Assim, além das contribuições pedagógicas é possível notar contribuições afetivas e emocionais para todos os envolvidos nas ações inclusivas do projeto.

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