Em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores Tecnólogos, o curso em Gestão Ambiental tem como diretrizes o planejamento, gerenciamento e a execução das atividades de diagnóstico, avaliação de impactos ambientais, elaboração de medidas mitigadoras, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Como também, análise de impactos ambientais, elaboração de laudos e pareceres e implantação de políticas de educação ambiental. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é realizar uma análise das percepções dos estudantes acerca do seu processo formativo, especialmente da produção e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, utilizamos uma metodologia quanti-qualitativa através da aplicação de questionário eletrônico. O TCC tem como objetivo propiciar aos estudantes a oportunidade de compreender e apreender os elementos envolvidos no processo de pesquisa, extensão e ensino, estimulando a produção de conhecimento na área ambiental. Porém, ao pesquisarmos sobre esse processo, percebemos que muitos alunos consideram o TCC como uma fonte de angústia e insegurança transformada em ansiedade, devido à preocupação por ser um trabalho complexo. A importância dessa pesquisa é que conseguimos organizar em dados a voz de estudantes formados e dos que estão se formando, além disso, os participantes apontam que ao trilhar esse caminho descobriram diversas possibilidades e ampliaram seus conhecimentos. Em suma, vivenciando na prática todo esse processo e com as idas e vindas do texto, nas análises dos dados, entendemos que o TCC, apesar de muitas das vezes, ser visto como um “bicho de sete cabeças”, causando medo e pânico, ele é fundamental para abrir novos horizontes do universo da pesquisa, leitura e crítica acerca do que se trata os elementos produzidos, especialmente por ser necessário esse aprofundamento na linha da pesquisa para formar profissionais aptos para o mundo do trabalho.