Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANGÚSTIAS E DESAFIOS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE FINALIZAÇÃO DO TCC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100761
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8222
    "inscrito_id" => 7398
    "titulo" => "ANGÚSTIAS E DESAFIOS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE FINALIZAÇÃO DO TCC"
    "resumo" => "Em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores Tecnólogos, o curso em Gestão Ambiental tem como diretrizes o planejamento, gerenciamento e a execução das atividades de diagnóstico, avaliação de impactos ambientais, elaboração de medidas mitigadoras, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Como também, análise de impactos ambientais, elaboração de laudos e pareceres e implantação de políticas de educação ambiental. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é realizar uma análise das percepções dos estudantes acerca do seu processo formativo, especialmente da produção e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, utilizamos uma metodologia quanti-qualitativa através da aplicação de questionário eletrônico. O TCC tem como objetivo propiciar aos estudantes a oportunidade de compreender e apreender os elementos envolvidos no processo de pesquisa, extensão e ensino, estimulando a produção de conhecimento na área ambiental. Porém, ao pesquisarmos sobre esse processo, percebemos que muitos alunos consideram o TCC como uma fonte de angústia e insegurança transformada em ansiedade, devido à preocupação por ser um trabalho complexo. A importância dessa pesquisa é que conseguimos organizar em dados a voz de estudantes formados e dos que estão se formando, além disso, os participantes apontam que ao trilhar esse caminho descobriram diversas possibilidades e ampliaram seus conhecimentos. Em suma, vivenciando na prática todo esse processo e com as idas e vindas do texto, nas análises dos dados, entendemos que o TCC, apesar de muitas das vezes, ser visto como um “bicho de sete cabeças”, causando medo e pânico, ele é fundamental para abrir novos horizontes do universo da pesquisa, leitura e crítica acerca do que se trata os elementos produzidos, especialmente por ser necessário esse aprofundamento na linha da pesquisa para formar profissionais aptos para o mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7398_TB8222_10082023172342.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO SANTOS"
    "autor_email" => "socorrofsantos@yahoo.com."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100761
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8222
    "inscrito_id" => 7398
    "titulo" => "ANGÚSTIAS E DESAFIOS DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE FINALIZAÇÃO DO TCC"
    "resumo" => "Em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores Tecnólogos, o curso em Gestão Ambiental tem como diretrizes o planejamento, gerenciamento e a execução das atividades de diagnóstico, avaliação de impactos ambientais, elaboração de medidas mitigadoras, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Como também, análise de impactos ambientais, elaboração de laudos e pareceres e implantação de políticas de educação ambiental. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é realizar uma análise das percepções dos estudantes acerca do seu processo formativo, especialmente da produção e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, utilizamos uma metodologia quanti-qualitativa através da aplicação de questionário eletrônico. O TCC tem como objetivo propiciar aos estudantes a oportunidade de compreender e apreender os elementos envolvidos no processo de pesquisa, extensão e ensino, estimulando a produção de conhecimento na área ambiental. Porém, ao pesquisarmos sobre esse processo, percebemos que muitos alunos consideram o TCC como uma fonte de angústia e insegurança transformada em ansiedade, devido à preocupação por ser um trabalho complexo. A importância dessa pesquisa é que conseguimos organizar em dados a voz de estudantes formados e dos que estão se formando, além disso, os participantes apontam que ao trilhar esse caminho descobriram diversas possibilidades e ampliaram seus conhecimentos. Em suma, vivenciando na prática todo esse processo e com as idas e vindas do texto, nas análises dos dados, entendemos que o TCC, apesar de muitas das vezes, ser visto como um “bicho de sete cabeças”, causando medo e pânico, ele é fundamental para abrir novos horizontes do universo da pesquisa, leitura e crítica acerca do que se trata os elementos produzidos, especialmente por ser necessário esse aprofundamento na linha da pesquisa para formar profissionais aptos para o mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7398_TB8222_10082023172342.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO SANTOS"
    "autor_email" => "socorrofsantos@yahoo.com."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores Tecnólogos, o curso em Gestão Ambiental tem como diretrizes o planejamento, gerenciamento e a execução das atividades de diagnóstico, avaliação de impactos ambientais, elaboração de medidas mitigadoras, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Como também, análise de impactos ambientais, elaboração de laudos e pareceres e implantação de políticas de educação ambiental. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é realizar uma análise das percepções dos estudantes acerca do seu processo formativo, especialmente da produção e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, utilizamos uma metodologia quanti-qualitativa através da aplicação de questionário eletrônico. O TCC tem como objetivo propiciar aos estudantes a oportunidade de compreender e apreender os elementos envolvidos no processo de pesquisa, extensão e ensino, estimulando a produção de conhecimento na área ambiental. Porém, ao pesquisarmos sobre esse processo, percebemos que muitos alunos consideram o TCC como uma fonte de angústia e insegurança transformada em ansiedade, devido à preocupação por ser um trabalho complexo. A importância dessa pesquisa é que conseguimos organizar em dados a voz de estudantes formados e dos que estão se formando, além disso, os participantes apontam que ao trilhar esse caminho descobriram diversas possibilidades e ampliaram seus conhecimentos. Em suma, vivenciando na prática todo esse processo e com as idas e vindas do texto, nas análises dos dados, entendemos que o TCC, apesar de muitas das vezes, ser visto como um “bicho de sete cabeças”, causando medo e pânico, ele é fundamental para abrir novos horizontes do universo da pesquisa, leitura e crítica acerca do que se trata os elementos produzidos, especialmente por ser necessário esse aprofundamento na linha da pesquisa para formar profissionais aptos para o mundo do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.