O estágio supervisionado é um momento crucial na vida profissional de um graduando, principalmente se nas licenciaturas. Esse texto apresenta reflexões sobre a necessidade do estágio de observação na construção da prática docente dos professores em formação inicial do curso de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Esse estágio ocorre no sétimo semestre da graduação na grade em atual vigência do curso. O objetivo do texto é estabelecer um diálogo entre as experiências obtidas no estágio supervisionado de observação, que ocorreu na escola municipal de ensino fundamental II, Estado da Paraíba da cidade de Crato no Ceará, com as turmas de sexto ano, a prática docente do ponto de vista das alunas da graduação em História e a ausência que programas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica podem afetar na formação inicial de professores da educação básica. Dialogamos principalmente com Costa (2021), a fim de entendermos o papel inicial do estágio de observação na formação docente e Luckesi (2013), que nos ajudam a entender a profissão de um educador na contemporaneidade. Em suma, apresentamos a experiência do estágio de observação como uma prática de extrema importância para a formação inicial de um graduando de licenciatura plena.