O ato de ensinar crianças surdas não é uma tarefa simples, pois tem as suas dificuldades dentro das suas estruturas de ensino. No entanto, atualmente vem se desenvolvendo várias metodologia de ensino às pessoas com deficiência auditiva. Isso, em benefício ao ensino e integração social aos alunos ou às crianças surdas. Por isso, este presente estudo ou trabalho acadêmico tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas para crianças surdas, após expor uma específica quantidade de tais práticas, e compreender essas metodologias e seus funcionamentos no processo escolar. Este trabalho é uma revisão de literatura que de maneira expositiva ou através de descrições, analisou as variáveis, metodologicamente, realizando paralelos qualificativos dos dados encontrados. Os dados utilizados foram encontrados em meios virtuais de acumulação de dados acadêmicos como teses, dissertações monografias, artigos de periódicos etc. E esta pesquisa se iniciou em Janeiro de 2020 e a sua escrita até o primeiro semestre de 2021. Este trabalho se delimitar a analisar os anos iniciais do ensino fundamental que compreende do 1° ao 5 ° ano. Com isso, apresentamos metodologias que são usados no ensino de crianças surdas no Brasil como, por exemplo, o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a pedagogia Surda. Na função de percebermos as práticas pedagógicas do ensino dessas crianças e também a estrutura brasileira nesse processo, investigamos brevemente na história desse ensino, neste país, alguns processos que construíram algumas dificuldades atuais. Sumariamente, este trabalho percebeu-se como principais resultados, que existe uma gama enorme de metodologia para o ensino de crianças surdas. Outra conclusiva, é que no ensino brasileiro, apesar de novos métodos de ensino desse público no contemporâneo, as estruturas que foram estabelecidas, limitam algumas melhorias para pessoas especiais. Palavras-chave: Pedagogia Inclusiva. Crianças Surdas. Educação.