Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97784
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4184
    "inscrito_id" => 178
    "titulo" => "AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "A idealização do trabalho veio através de uma indagação importante: O que fazer com os estudantes que não gosta e não comparecem as aulas de educação física? Que trabalho a realizar para conquistá-los? Este assunto me inquietou durante um bom tempo. Como educador sempre busquei realizar trabalhos diversificados nas aulas regulares. Diante dessas inquietações, nosso trabalho buscou dar um novo olhar as aulas de educação física, através de projetos diversificados que tanto fossem prazerosos quanto produtivos e criativo, tanto para os estudantes quanto para mim como professor de educação física. Os conteúdos escolhidos partiram da ideia de resgatar um acervo histórico vivido de minha infância e de conteúdos que geraram inquietações e curiosidades de explorá-los mais a fundo. Nosso trabalho apresenta alguns relatos de trabalhos realizados em nossas aulas durantes o ano letivo nas aulas de educação física no período de 2016 a 2019. São relatos das experiências, percepções e criações de nossos estudantes vivenciadas nas oficinas. Nosso Objetivo Principal foi integrar os diversos temas da Educação Física nas aulas, através de oficinas e festivais sem compartimentá-los em nossas aulas, de forma a explorá-los em todas as suas potencialidades do conhecimento construído, pressupondo assim que toda ação corpórea traz uma história de vida que são decodificados, também como objetivo tivemos a oportunidade de trabalhar e levar aos nossos estudantes possibilidades de ‘descobrir’, cada tema/conteúdo levando-os a ‘desvendar’ a própria ludicidade e corporeidade de modo a sermos nós mesmos, sem estereótipos sócio-econômicos ou modismo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID178_TB4184_26062023085036.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRO BEZERRA DE SALES"
    "autor_nome_curto" => "JAIRO SALES"
    "autor_email" => "jairo.sales@belojardim.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97784
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4184
    "inscrito_id" => 178
    "titulo" => "AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "A idealização do trabalho veio através de uma indagação importante: O que fazer com os estudantes que não gosta e não comparecem as aulas de educação física? Que trabalho a realizar para conquistá-los? Este assunto me inquietou durante um bom tempo. Como educador sempre busquei realizar trabalhos diversificados nas aulas regulares. Diante dessas inquietações, nosso trabalho buscou dar um novo olhar as aulas de educação física, através de projetos diversificados que tanto fossem prazerosos quanto produtivos e criativo, tanto para os estudantes quanto para mim como professor de educação física. Os conteúdos escolhidos partiram da ideia de resgatar um acervo histórico vivido de minha infância e de conteúdos que geraram inquietações e curiosidades de explorá-los mais a fundo. Nosso trabalho apresenta alguns relatos de trabalhos realizados em nossas aulas durantes o ano letivo nas aulas de educação física no período de 2016 a 2019. São relatos das experiências, percepções e criações de nossos estudantes vivenciadas nas oficinas. Nosso Objetivo Principal foi integrar os diversos temas da Educação Física nas aulas, através de oficinas e festivais sem compartimentá-los em nossas aulas, de forma a explorá-los em todas as suas potencialidades do conhecimento construído, pressupondo assim que toda ação corpórea traz uma história de vida que são decodificados, também como objetivo tivemos a oportunidade de trabalhar e levar aos nossos estudantes possibilidades de ‘descobrir’, cada tema/conteúdo levando-os a ‘desvendar’ a própria ludicidade e corporeidade de modo a sermos nós mesmos, sem estereótipos sócio-econômicos ou modismo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID178_TB4184_26062023085036.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRO BEZERRA DE SALES"
    "autor_nome_curto" => "JAIRO SALES"
    "autor_email" => "jairo.sales@belojardim.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A idealização do trabalho veio através de uma indagação importante: O que fazer com os estudantes que não gosta e não comparecem as aulas de educação física? Que trabalho a realizar para conquistá-los? Este assunto me inquietou durante um bom tempo. Como educador sempre busquei realizar trabalhos diversificados nas aulas regulares. Diante dessas inquietações, nosso trabalho buscou dar um novo olhar as aulas de educação física, através de projetos diversificados que tanto fossem prazerosos quanto produtivos e criativo, tanto para os estudantes quanto para mim como professor de educação física. Os conteúdos escolhidos partiram da ideia de resgatar um acervo histórico vivido de minha infância e de conteúdos que geraram inquietações e curiosidades de explorá-los mais a fundo. Nosso trabalho apresenta alguns relatos de trabalhos realizados em nossas aulas durantes o ano letivo nas aulas de educação física no período de 2016 a 2019. São relatos das experiências, percepções e criações de nossos estudantes vivenciadas nas oficinas. Nosso Objetivo Principal foi integrar os diversos temas da Educação Física nas aulas, através de oficinas e festivais sem compartimentá-los em nossas aulas, de forma a explorá-los em todas as suas potencialidades do conhecimento construído, pressupondo assim que toda ação corpórea traz uma história de vida que são decodificados, também como objetivo tivemos a oportunidade de trabalhar e levar aos nossos estudantes possibilidades de ‘descobrir’, cada tema/conteúdo levando-os a ‘desvendar’ a própria ludicidade e corporeidade de modo a sermos nós mesmos, sem estereótipos sócio-econômicos ou modismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.