Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HALLOWEEN CIENTÍFICO: VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE ROTEIROS EXPERIMENTAIS PARA AULAS INOVADORAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os Clubes de Ciências são espaços de interação entre clubistas, onde se faz debates e discussões sobre temas com enfoque na divulgação científica, e nos quais o professor assume o papel de coordenador. Os clubistas promovem atividades conforme seus interesses, com cunho investigativo, cultural, de cooperação e expressão científica. A utilização de temáticas festivas com viés científico, explorando datas comemorativas como a Páscoa, festa junina, dia internacional das mulheres ou, até mesmo, o Halloween que não faz parte do nosso calendário festivo, podem aumentar o engajamento e o interesse dos clubistas no desenvolvimento das atividades propostas. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avaliar, validar e aplicar roteiros experimentais na perspectiva da divulgação científica utilizando a temática festiva do Halloween para abordar conceitos científicos de forma criativa e inovadora em um encontro do Clube de Ciências “Conhecer Ciências” no município de São Mateus-ES. Foram construídos cinco roteiros experimentais denominados: vômito dos monstros, abóbora assustadora, sangue fake, mão mágica e poção da bruxa, que foram avaliados e validados por 18 (dezoito) educadores com base em um instrumento de validação de materiais na perspectiva da divulgação científica. Os roteiros foram bem avaliados pelos educadores, que atribuíram scores altos nas três seções valoradas e teceram elogios na questão aberta no final do instrumento, destacando a criatividade, a fácil aplicação, a compreensão e a ludicidade do material avaliado. Em seguida, os roteiros validados foram utilizados no encontro do Clube de Ciências, denominado Halloween científico, para 20 (vinte) clubistas. Pode-se verificar, como resultado da utilização dos roteiros e da pesquisa, o quanto os clubistas se envolveram na proposta e foram capazes de construir conhecimentos científicos a partir dos conceitos abordados nestes experimentos.

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