MILANÊZ, Denise Venâncio et al.. O mistério das sementes que não germinam. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100676>. Acesso em: 23/12/2024 02:24
A Biologia pode ser uma das disciplinas escolares mais interessantes ou mais enfadonhas, dependendo do modo como for abordada. Pensando nisso, uma sequência didática investigativa (SDI) busca envolver os estudantes de forma ativa na construção dos seus saberes, partindo de um questionamento que é respondido através de coleta, análise e interpretação de dados. A horta escolar mostra-se uma valiosa ferramenta auxiliadora para o ensino de diversas áreas da biologia, sobretudo a botânica. Muitas atividades podem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar na escola através de uma horta, relacionando diferentes conteúdos e utilizando diferentes maneiras de ensinar. Dessa forma, foi utilizada a horta escolar para aplicar uma SDI, com o intuito de abordar aspectos da fisiologia vegetal e interações entre plantas de diferentes espécies. Este trabalho foi realizado na Escola de Referencia em Ensino Médio Regueira Costa, no município de Recife, PE. A SDI foi aplicada a uma turma do 2º ano, durante quatro aulas de 50 minutos cada, com uma semana de intervalo entre elas. Foram dados aos alunos textos pré-selecionados (correspondente às etapas de orientação e conceituação da SDI), que despertaram sua curiosidade em relação ao efeito alelopático sobre a germinação de sementes. A partir disso, iniciou a etapa de investigação, onde os alunos montaram um experimento para verificar a germinação de sementes de milho e quiabo quando plantadas juntas e separadas. Após a coleta dos resultados do experimento, os alunos puderam tirar suas próprias conclusões. A oportunidade de vivenciar o método científico e acompanhar integralmente as etapas de desenvolvimento das plantas e descobrir as interações existentes entre elas, além de trazer para o concreto conceitos tão abstratos, contribuiu na associação da botânica com a ecologia, fortalecendo a percepção da ciência viva e fluida onde tudo está interligado.