Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EMPREENDEDORISMO SOCIAL NA FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS QUE ATUAM EM PROGRAMA DE EXTENSÃO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão faz parte dos pilares de sustentação da universidade brasileira. O empreendedorismo social e a economia solidária a cada dia se tornam mais presentes nas atividades extensionistas. O empreendedorismo social é um movimento que por meio de suas ações buscam a mobilidade social, para alcançar a inclusão e emancipação social. A Tecnologia Social (TS) do Paespe visa o atendimento dos ODS 4 (educação de qualidade), ODS 8 (emprego digno e crescimento econômico) e ODS 10 (redução das desigualdades). Através das capacitações e mentorias com os universitários, busca-se o desenvolvimento de competências, habilidades, conhecimentos e posturas nos universitários que lideram as ações voltadas para a comunidade do entorno que vive em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Acerca da competência, o universitário é estimulado para a capacidade de ser visionário, com senso de responsabilidade e solidariedade, saber interagir com os diversos setores da sociedade. A necessidade do trabalho em equipe desenvolve habilidades, quanto ao conhecimento são estimulados para a competência gerencial, aprender a trabalhar com a metodologia empresarial para solucionar adversidades sociais. Os jovens universitários que atuam no Paespe Ufal são empreendedores sociais estimulados a adquirir características semelhantes aos empreendedores empresariais, onde a meta é gerar impacto social, o que os tornam agentes de transformação social. O Paespe Ufal é multidisciplinar, é uma interação de mão dupla com as comunidades acadêmica e externa, a solidariedade não é assistencial, mas sim uma maneira de construir conhecimento a partir do outro e com o outro. É um jogo de reciprocidade, onde a comunidade atendida (jovens a adultos em vulnerabilidade socioeconômica) e o aluno (universitário) participam do processo de construção do conhecimento.

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