A saúde mental dos adolescentes e jovens tem sido pauta de discussões nos mais diferentes âmbitos da sociedade e na escola não poderia ser diferente. Percebemos o crescente número de pesquisas científicas desenvolvidas para dar conta das novas demandas emocionais de uma geração fragilizada pelas amarras sociais e adoecida mental e emocionalmente. Por compreendermos que a escola é um espaço dinâmico, vivo e que traz reflexos dessa sociedade adoecida, desenvolvemos um conjunto de ações e práticas com o objetivo de fortalecer as competências socioemocionais dos nossos estudantes e de toda a comunidade intraescolar. O presente trabalho é um relato de fazeres pedagógicos desenvolvidos em uma escola pública localizada no Agreste Pernambucano e vinculada a Rede Estadual de Educação de Pernambuco. A Semana dos Saberes Científicos teve como tema central temáticas voltadas para a saúde mental, a fim de contribuir para uma reflexão de caráter educativo e informativo, junto a profissionais da educação e estudantes visando a promoção e prevenção da saúde mental da comunidade escolar, assim como a redução do preconceito associado a questões envolvendo o adoecimento mental. Foram realizados ciclos de palestras para estudantes potencializando reflexões e mudanças de atitudes. Os temas abordados por profissionais da área (psicólogos/ psicanalistas) e professores foram: Atitudes comportamentais positivas; Como cuidar do seu psicológico e Ansiedade e depressão. Ao finalizar a intervenção recebemos relatos dos profissionais sobre a importância de trabalhar temas desta complexidade que repercutem diretamente em nossas vidas. Além disso recebemos depoimentos dos estudantes reconhecendo suas fragilidades e a importância de se conhecer e reconhecer a hora de buscar ajuda profissional. Diante da gravidade do avanço de problemas relacionados à saúde mental na adolescência, ações preventivas tornam-se necessárias. Nessa perspectiva a escola se apresenta como um espaço importante para o desenvolvimento de ações no âmbito de promoção da saúde mental.