Este artigo consiste em um relato de experiência originado da participação ativa nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, integrantes do curso de Licenciatura em Geografia. O escopo do estudo abrange as atividades teórico-práticas conduzidas ao longo do ano de 2022. A execução dos estágios teve lugar em duas instituições pertencentes à Rede Pública Estadual, ambas situadas em Duque de Caxias, na região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. As discussões abordadas no presente trabalho derivam diretamente destas experiências vivenciadas no campo educacional. Desse modo, o presente trabalho relata uma experiência de inserção de temas ambientais no Ensino Médio, ofertadas para as turmas do 1º ao 3º ano, nas aulas de Geografia. O enfoque principal reside na abordagem interdisciplinar, a partir de uma Educação Ambiental Crítica buscando não somente a transmissão de conhecimento geográfico, mas também a sensibilização dos estudantes sobre as questões ambientais pertinentes à sua realidade local e global. Nesse processo, foi dada ênfase à conexão entre os conceitos geográficos e os desafios ambientais contemporâneos, incentivando os alunos a refletirem sobre questões socioambientais. O contexto específico das escolas na Baixada Fluminense trouxe à tona questões relevantes, como a relação entre urbanização acelerada e impactos ambientais, possibilitando uma abordagem contextualizada e significativa. A análise das atividades, interações em sala de aula e reações dos alunos evidenciou a importância da abordagem de tais temas durante o Ensino Médio, ressaltando a necessidade de uma educação geográfica voltada não apenas para o entendimento do mundo, mas também para sua preservação e melhoria contínua. Dessa forma, este relato de experiência pretendeu contribuir para o debate sobre a eficácia da incorporação de tópicos ambientais no ensino de Geografia, destacando as práticas bem-sucedidas e os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem.