O presente trabalho foi baseado na disciplina Direitos Humanos, Saúde e Qualidade de Vida organizada pela pós-graduação da FASESP e oferecida a docentes graduados nas diferentes áreas das ciências da natureza e em atividade na Educação Básica de escolas públicas da grande São Paulo. Teve como objetivo a elaboração compartilhada de planos de ensino alinhados aos conceitos centrais do módulo. Para elaboração desses planos, os docentes pensaram projetos para fomentar ações de reconhecimento territorial, sociocultural, econômico e ambiental da comunidade educacional, identificando os principais problemas por elas vivenciados, objetivando o enfrentamento dessas questões, sempre tendo em vista uma articulação com as habilidades da BNCC. Os planos elaborados e avaliados coletivamente explicitaram a importância dos conhecimentos das ciências naturais, especialmente no reconhecimento dos impactos decorrentes da exploração, distribuição e uso dos recursos naturais e energéticos para a saúde e qualidade de vida da população, assim como também evidenciou a importância dos conhecimentos das ciências sociais para compreensão do processo histórico e cultural da formação comunitária e nos saberes não escolares presentes na comunidade, que também contribuem na busca de soluções individuais, coletivas e de controle das políticas públicas. Tais aspectos foram pensados a partir da garantia dos direitos individuais da condição humana, tendo uma educação para os Direitos Humanos como pano de fundo. Foi possível neste trabalho compreender a importância de uma formação escolar integral e humanista, que leve em conta a complexidade dos problemas da comunidade, da integração escola-comunidade para formação da consciência crítica e ambiental.