A Radiação Ultravioleta (UV) está presente em uma ampla variedade de aplicações tecnológicas, desde a esterilização de alimentos até na investigação de imagens ocultas em obras de artes plásticas ou em documentos históricos. Ao mesmo tempo, a radiação UV também pode oferecer riscos a saúde humana, elevando índices de câncer de pele, envelhecimento precoce e problemas na visão, como catarata, degeneração muscular, pterígio e queimadura da córnea. Desse modo, nota-se ser um tema com rico potencial didático e interdisciplinar. Assim, este trabalho apresenta uma sequencia didática investigativa para o Ensino de Ciências na Educação Básica, na qual utilizou-se um protótipo que permite ao professor e ao estudante investigarem pontualmente os índices de UV, efetuando medidas em diferentes locais e situações, por exemplo: a radiação UV que pode atingir a pessoa mesmo debaixo de um guarda sol ou sombrinha; os índices que podem ultrapassar barreiras protetores como óculos de sol e camisas; radiação solar que nos atinge mesmo em dias nublado; dentre outros contextos investigativos. A aplicação da sequencia didática teve por base cinco momentos, a saber: problematização e levantamento de hipóteses; sistematizando conhecimentos; elaboração do plano de trabalho; montagem do arranjo experimental e coleta de dados; análise de dados e conclusão. Os materiais empregados para a construção do protótipo foram de relativo fácil acesso, mais especificamente, a placa de desenvolvimento ESP32 e o sensor LM8511 como componente central de captação da radiação, ambos comuns no campo da eletroeletrônica e da robótica educacional. Os principais resultados apontam que o protótipo é viável para aplicações didáticas em atividades investigativas no Ensino de Ciências, possibilitando promover discussões e práticas crítico-reflexivas e com enfoque nas relações entre Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).