O conhecimento matemático é muito importante para o desenvolvimento pessoal e social da criança, visto que proporciona o raciocínio lógico, pensamento crítico e aprendizagem do aluno. Entretanto, as atividades matemáticas, quase sempre tradicionais, deixam as crianças desmotivadas e as aulas de matemática cansativas. Este trabalho teve como objetivo principal analisar a respeito ludicidade no ensino de matemática como processo que possa desenvolver a motivação dos alunos e sua aprendizagem. Por meio de uma pesquisa teórica e aplicação de um questionário com alguns professores chegou-se as considerações de que o lúdico inserido nas atividades matemáticas é uma estratégia de ensino útil e importante para a motivação e aprendizagem das crianças. Também obteve o resultado de que embora a afirmação acima seja considerada verdadeira em diversas pesquisas, a maioria dos professores pesquisados ainda preferem a metodologia das atividades escritas e repetitivas desconsiderando o lúdico como fator de auxílio pedagógico. Com este trabalho pretendeu-se contribuir um pouco com as discursões sobre a relação do lúdico e a matemática dentro da escola e das salas de aulas.