O ENSINO DE GEOGRAFIA E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99949 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6990 "inscrito_id" => 20177 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A sociedade atual demanda de uma educação mais inclusiva, pois o número de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem aumentando ao longo dos anos, com isso é preciso lutar por uma escola mais heterogênea e mais justa, para que o ensino consiga atender a todos os estudantes, proporcionando a igualdade e respeitando as diferenças. Diante do exposto, este artigo tem como foco averiguar a partir de uma concepção teórica comparativa, quais as possibilidades e desafios enfrentados pelos professores de Geografia ao lidar com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante da complexidade do objeto, a pesquisa foi de cunho qualitativo, que se deu a partir da busca em plataformas de pesquisa nacionais, sendo selecionados teses, dissertações e artigos científicos com as seguintes palavras-chave: Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Ensino de Geografia. Para o desenvolvimento da análise, foi elaborado um quadro comparativo sobre as dificuldades enfrentadas pelos docentes, as potencialidades das crianças e metodologias abordadas e o preparo do professor no que se refere à inclusão no ensino da Geografia. Após a leitura reflexiva das pesquisas escolhidas, inferimos que os trabalhos indicam que o processo de inclusão no ambiente escolar, com relação às crianças no espectro do autismo, ainda continua tímida. Nos achados das análises, pode-se identificar que os docentes analisados enfrentam alta carga de trabalhos nos ambientes escolares, com baixa formação inicial e continuada com relação aos conteúdos relacionados à inclusão. Além disso, foi apontado que há poucas informações e conhecimento do corpo escolar sobre o PEI (Plano Educacional Individualizado). Contudo, apesar dessas adversidades, alguns conteúdos formais, por exemplo do ensino da Geografia, podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de decodificação de significados dos estudantes com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6585e499c4970_22122023163345.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-22 16:33:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYANE CAMILA SILVA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "NAYANE" "autor_email" => "nayane.cavalcanti@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99949 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6990 "inscrito_id" => 20177 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A sociedade atual demanda de uma educação mais inclusiva, pois o número de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem aumentando ao longo dos anos, com isso é preciso lutar por uma escola mais heterogênea e mais justa, para que o ensino consiga atender a todos os estudantes, proporcionando a igualdade e respeitando as diferenças. Diante do exposto, este artigo tem como foco averiguar a partir de uma concepção teórica comparativa, quais as possibilidades e desafios enfrentados pelos professores de Geografia ao lidar com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante da complexidade do objeto, a pesquisa foi de cunho qualitativo, que se deu a partir da busca em plataformas de pesquisa nacionais, sendo selecionados teses, dissertações e artigos científicos com as seguintes palavras-chave: Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Ensino de Geografia. Para o desenvolvimento da análise, foi elaborado um quadro comparativo sobre as dificuldades enfrentadas pelos docentes, as potencialidades das crianças e metodologias abordadas e o preparo do professor no que se refere à inclusão no ensino da Geografia. Após a leitura reflexiva das pesquisas escolhidas, inferimos que os trabalhos indicam que o processo de inclusão no ambiente escolar, com relação às crianças no espectro do autismo, ainda continua tímida. Nos achados das análises, pode-se identificar que os docentes analisados enfrentam alta carga de trabalhos nos ambientes escolares, com baixa formação inicial e continuada com relação aos conteúdos relacionados à inclusão. Além disso, foi apontado que há poucas informações e conhecimento do corpo escolar sobre o PEI (Plano Educacional Individualizado). Contudo, apesar dessas adversidades, alguns conteúdos formais, por exemplo do ensino da Geografia, podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de decodificação de significados dos estudantes com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6585e499c4970_22122023163345.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-22 16:33:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYANE CAMILA SILVA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "NAYANE" "autor_email" => "nayane.cavalcanti@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }