Objetiva-se com este manuscrito socializar a experiência de gestão da Comissão Própria de Avaliação – CPA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, no período de 2017 a 2023. Ao instituir o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, a Lei nº 10.861/2004 estabelece que a instituições de ensino superior – IES, devem constituir suas respectivas CPAs. Posteriormente, a Portaria 2.051/2004 regulamenta a CPA, disciplinando a forma de composição, objetivos, autonomia, participação, dentre outros aspectos. A CPA do IFPE foi constituída por meio de Portaria nº 896/2008, do órgão superior da instituição e implementada em 2009, quando por meio da Lei nº 11.892/2008 a instituição foi incorporada aos Institutos Federais de Educação – IFs. Desse período em diante, foram muitos os desafios. No período de 2014 a 2017, uma nova gestão promoveu transformações significativas tanto no âmbito dos fundamentos teóricos-metodológicos da avaliação institucional, quanto a produção de instrumentos, práticas e participação da comunidade. Considerando uma perspectiva democrática e participativa da avaliação institucional no âmbito do SINAES, o trabalho em tela parte do legado deixado, buscando demonstrar os avanços e desafios enfrentados pela gestão no período de 2017 a 2023, além do legado deixado para que as gestões futuras possam continuar avançando na melhoria do processo de avaliação institucional no IFPE.