Este artigo trata das interfaces entre letramento digital e literário, visto que as novas formas de leitura têm ganhado cada vez mais espaço e adeptos entre crianças e jovens, exigindo que o professor repense também novas formas de promover o letramento literário na sala de aula. Sob essa perspectiva, a pesquisa se justifica por tratar de uma temática emergente da contemporaneidade, que requer um novo olhar sobre as práticas pedagógicas. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral: investigar as possibilidades de promover o letramento literário em consonância com o letramento digital, como forma de ressignificar a interação entre texto e leitor; e específicos: conceituar os diferentes tipos de letramento, estabelecendo interfaces entre suas formas e propósitos; refletir sobre novas metodologias de promoção do letramento literário no espaço da formação de professores; selecionar estratégias relacionadas ao uso das novas tecnologias que atendam a novos modos de praticar a leitura. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, adotou-se: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Lopes (2020), Gomes (2019) e Kleiman (2012), entre outros. Em conclusão, aponta-se que, para ocorrer, efetivamente, o letramento por meio do uso das novas tecnologias, é necessário pensar em questões como inclusão social e digital, o que requer investimento em políticas educacionais que perpassam pela formação de professores. Com isso, o letramento digital pode ampliar as práticas de letramento literário e motivar os alunos a consolidarem práticas de leitura dentro e fora das salas de aula.