INTERFACES ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E LITERÁRIO: A CONEXÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100238 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7380 "inscrito_id" => 1739 "titulo" => "INTERFACES ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E LITERÁRIO: A CONEXÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "Este artigo trata das interfaces entre letramento digital e literário, visto que as novas formas de leitura têm ganhado cada vez mais espaço e adeptos entre crianças e jovens, exigindo que o professor repense também novas formas de promover o letramento literário na sala de aula. Sob essa perspectiva, a pesquisa se justifica por tratar de uma temática emergente da contemporaneidade, que requer um novo olhar sobre as práticas pedagógicas. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral: investigar as possibilidades de promover o letramento literário em consonância com o letramento digital, como forma de ressignificar a interação entre texto e leitor; e específicos: conceituar os diferentes tipos de letramento, estabelecendo interfaces entre suas formas e propósitos; refletir sobre novas metodologias de promoção do letramento literário no espaço da formação de professores; selecionar estratégias relacionadas ao uso das novas tecnologias que atendam a novos modos de praticar a leitura. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, adotou-se: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Lopes (2020), Gomes (2019) e Kleiman (2012), entre outros. Em conclusão, aponta-se que, para ocorrer, efetivamente, o letramento por meio do uso das novas tecnologias, é necessário pensar em questões como inclusão social e digital, o que requer investimento em políticas educacionais que perpassam pela formação de professores. Com isso, o letramento digital pode ampliar as práticas de letramento literário e motivar os alunos a consolidarem práticas de leitura dentro e fora das salas de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1739_TB7380_04102023225455.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "Jackeline" "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100238 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7380 "inscrito_id" => 1739 "titulo" => "INTERFACES ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E LITERÁRIO: A CONEXÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS" "resumo" => "Este artigo trata das interfaces entre letramento digital e literário, visto que as novas formas de leitura têm ganhado cada vez mais espaço e adeptos entre crianças e jovens, exigindo que o professor repense também novas formas de promover o letramento literário na sala de aula. Sob essa perspectiva, a pesquisa se justifica por tratar de uma temática emergente da contemporaneidade, que requer um novo olhar sobre as práticas pedagógicas. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral: investigar as possibilidades de promover o letramento literário em consonância com o letramento digital, como forma de ressignificar a interação entre texto e leitor; e específicos: conceituar os diferentes tipos de letramento, estabelecendo interfaces entre suas formas e propósitos; refletir sobre novas metodologias de promoção do letramento literário no espaço da formação de professores; selecionar estratégias relacionadas ao uso das novas tecnologias que atendam a novos modos de praticar a leitura. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, adotou-se: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Lopes (2020), Gomes (2019) e Kleiman (2012), entre outros. Em conclusão, aponta-se que, para ocorrer, efetivamente, o letramento por meio do uso das novas tecnologias, é necessário pensar em questões como inclusão social e digital, o que requer investimento em políticas educacionais que perpassam pela formação de professores. Com isso, o letramento digital pode ampliar as práticas de letramento literário e motivar os alunos a consolidarem práticas de leitura dentro e fora das salas de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1739_TB7380_04102023225455.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "Jackeline" "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }