Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O EMPREGO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95824 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1546 "inscrito_id" => 8699 "titulo" => "O EMPREGO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DOCENTE" "resumo" => "A conjuntura da sociedade atual tem passado por transformações, causadas principalmente pelo avanço tecnológico. Portanto, pensar a educação e a inclusão nesta sociedade, requer pensar também a relação entre a educação, a inclusão e as novas tecnologias. A presente pesquisa parte do pressuposto de que direta ou indiretamente as circunstâncias pandêmicas aproximaram a escola e as TDIC, e que isso, na perspectiva da inclusão foi significativo para a educação de todos os estudantes, em especial, a dos estudantes surdos. Em vista disso, o objetivo principal desta pesquisa é o de analisar os desafios e possibilidades da utilização das TDIC na educação e inclusão de estudantes surdos no contexto pós-pandêmico, mediante as experiências vivenciadas por docentes que atuam em uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de Presidente Prudente - SP. O referencial teórico utilizado pauta-se principalmente na relação entre: a docência, as TDIC, a educação e inclusão de surdos, e as possibilidades resultantes da combinação de todos esses itens. Recorremos principalmente a José Carlos Libâneo, Pedro Demo, Maria Teresa Égler Mantoan, David Rodrigues, Rosana Glat e Leila de Varela Blanco, Maria Cristina da Cunha e Maria Inês da Silva Vieira, e muitos outros autores, na tentativa de evidenciar o papel do professor e da escola no que diz respeito à difusão das TDIC na educação, e compreender os desdobramentos das TDIC na educação e inclusão de estudantes surdos, especialmente em um contexto pós-pandêmico. O delineamento metodológico escolhido foi o estudo de caso, que está se constituindo por meio da aplicação de um questionário online, construído na ferramenta Google Formulário, e da realização de entrevistas estruturadas. Os dados da pesquisa ainda estão sendo coletados e analisados a partir da triangulação de dados, em vista disso, nesta primeira fase de submissão, não será possível realizarmos conclusões parciais ou finais.A conjuntura da sociedade atual tem passado por transformações, causadas principalmente pelo avanço tecnológico. Portanto, pensar a educação e a inclusão nesta " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8699_TB1546_03052023201517.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFER DA SILVA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "JENNIFER" "autor_email" => "jennifer.azevedo@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95824 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1546 "inscrito_id" => 8699 "titulo" => "O EMPREGO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DOCENTE" "resumo" => "A conjuntura da sociedade atual tem passado por transformações, causadas principalmente pelo avanço tecnológico. Portanto, pensar a educação e a inclusão nesta sociedade, requer pensar também a relação entre a educação, a inclusão e as novas tecnologias. A presente pesquisa parte do pressuposto de que direta ou indiretamente as circunstâncias pandêmicas aproximaram a escola e as TDIC, e que isso, na perspectiva da inclusão foi significativo para a educação de todos os estudantes, em especial, a dos estudantes surdos. Em vista disso, o objetivo principal desta pesquisa é o de analisar os desafios e possibilidades da utilização das TDIC na educação e inclusão de estudantes surdos no contexto pós-pandêmico, mediante as experiências vivenciadas por docentes que atuam em uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de Presidente Prudente - SP. O referencial teórico utilizado pauta-se principalmente na relação entre: a docência, as TDIC, a educação e inclusão de surdos, e as possibilidades resultantes da combinação de todos esses itens. Recorremos principalmente a José Carlos Libâneo, Pedro Demo, Maria Teresa Égler Mantoan, David Rodrigues, Rosana Glat e Leila de Varela Blanco, Maria Cristina da Cunha e Maria Inês da Silva Vieira, e muitos outros autores, na tentativa de evidenciar o papel do professor e da escola no que diz respeito à difusão das TDIC na educação, e compreender os desdobramentos das TDIC na educação e inclusão de estudantes surdos, especialmente em um contexto pós-pandêmico. O delineamento metodológico escolhido foi o estudo de caso, que está se constituindo por meio da aplicação de um questionário online, construído na ferramenta Google Formulário, e da realização de entrevistas estruturadas. Os dados da pesquisa ainda estão sendo coletados e analisados a partir da triangulação de dados, em vista disso, nesta primeira fase de submissão, não será possível realizarmos conclusões parciais ou finais.A conjuntura da sociedade atual tem passado por transformações, causadas principalmente pelo avanço tecnológico. Portanto, pensar a educação e a inclusão nesta " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8699_TB1546_03052023201517.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFER DA SILVA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "JENNIFER" "autor_email" => "jennifer.azevedo@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A conjuntura da sociedade atual tem passado por transformações, causadas principalmente pelo avanço tecnológico. Portanto, pensar a educação e a inclusão nesta sociedade, requer pensar também a relação entre a educação, a inclusão e as novas tecnologias. A presente pesquisa parte do pressuposto de que direta ou indiretamente as circunstâncias pandêmicas aproximaram a escola e as TDIC, e que isso, na perspectiva da inclusão foi significativo para a educação de todos os estudantes, em especial, a dos estudantes surdos. Em vista disso, o objetivo principal desta pesquisa é o de analisar os desafios e possibilidades da utilização das TDIC na educação e inclusão de estudantes surdos no contexto pós-pandêmico, mediante as experiências vivenciadas por docentes que atuam em uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de Presidente Prudente - SP. O referencial teórico utilizado pauta-se principalmente na relação entre: a docência, as TDIC, a educação e inclusão de surdos, e as possibilidades resultantes da combinação de todos esses itens. Recorremos principalmente a José Carlos Libâneo, Pedro Demo, Maria Teresa Égler Mantoan, David Rodrigues, Rosana Glat e Leila de Varela Blanco, Maria Cristina da Cunha e Maria Inês da Silva Vieira, e muitos outros autores, na tentativa de evidenciar o papel do professor e da escola no que diz respeito à difusão das TDIC na educação, e compreender os desdobramentos das TDIC na educação e inclusão de estudantes surdos, especialmente em um contexto pós-pandêmico. O delineamento metodológico escolhido foi o estudo de caso, que está se constituindo por meio da aplicação de um questionário online, construído na ferramenta Google Formulário, e da realização de entrevistas estruturadas. Os dados da pesquisa ainda estão sendo coletados e analisados a partir da triangulação de dados, em vista disso, nesta primeira fase de submissão, não será possível realizarmos conclusões parciais ou finais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.