Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA POR MEIO DO PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96574
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2549
    "inscrito_id" => 6116
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA POR MEIO DO PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta um relato de experiência vivenciado no curso de formação continuada de professores de Matemática, ofertado pelo Programa OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) na escola. Com o objetivo de elencar as contribuições do Programa de formação de professores OBMEP na escola, para a promoção do estudo da Matemática entre os estudantes da Educação Básica. Para isso, descreve – se a experiência, partindo das atividades desenvolvidas durante o curso e a sua relevância para a formação docente e a adequação de estratégias de ensino que possam ser implementadas nas aulas de Matemática na Educação Básica. Percebe-se que o programa é uma excelente iniciativa, pois proporciona o desenvolvimento de estratégias de ensino, como a utilização de recursos tecnológicos, a resolução de desafios, entre outros. O material disponibilizado no decorrer dos encontros auxilia os professores no planejamento de aulas dinâmicas e interativas, com a finalidade de estimular a autonomia dos estudantes na construção dos conhecimentos matemáticos, além de contribuir com novas formas de ensinar e aprender a Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6116_TB2549_30102023214853.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETE"
    "autor_email" => "abetegomes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96574
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2549
    "inscrito_id" => 6116
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA POR MEIO DO PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta um relato de experiência vivenciado no curso de formação continuada de professores de Matemática, ofertado pelo Programa OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) na escola. Com o objetivo de elencar as contribuições do Programa de formação de professores OBMEP na escola, para a promoção do estudo da Matemática entre os estudantes da Educação Básica. Para isso, descreve – se a experiência, partindo das atividades desenvolvidas durante o curso e a sua relevância para a formação docente e a adequação de estratégias de ensino que possam ser implementadas nas aulas de Matemática na Educação Básica. Percebe-se que o programa é uma excelente iniciativa, pois proporciona o desenvolvimento de estratégias de ensino, como a utilização de recursos tecnológicos, a resolução de desafios, entre outros. O material disponibilizado no decorrer dos encontros auxilia os professores no planejamento de aulas dinâmicas e interativas, com a finalidade de estimular a autonomia dos estudantes na construção dos conhecimentos matemáticos, além de contribuir com novas formas de ensinar e aprender a Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6116_TB2549_30102023214853.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETE"
    "autor_email" => "abetegomes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo apresenta um relato de experiência vivenciado no curso de formação continuada de professores de Matemática, ofertado pelo Programa OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) na escola. Com o objetivo de elencar as contribuições do Programa de formação de professores OBMEP na escola, para a promoção do estudo da Matemática entre os estudantes da Educação Básica. Para isso, descreve – se a experiência, partindo das atividades desenvolvidas durante o curso e a sua relevância para a formação docente e a adequação de estratégias de ensino que possam ser implementadas nas aulas de Matemática na Educação Básica. Percebe-se que o programa é uma excelente iniciativa, pois proporciona o desenvolvimento de estratégias de ensino, como a utilização de recursos tecnológicos, a resolução de desafios, entre outros. O material disponibilizado no decorrer dos encontros auxilia os professores no planejamento de aulas dinâmicas e interativas, com a finalidade de estimular a autonomia dos estudantes na construção dos conhecimentos matemáticos, além de contribuir com novas formas de ensinar e aprender a Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.