O USO DE JOGO NO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS, INTEIROS E RACIONAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101034 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8691 "inscrito_id" => 25472 "titulo" => "O USO DE JOGO NO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS, INTEIROS E RACIONAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Ensinar também é um ato de aprender. Com o avanço das tecnologias observa-se o aprimoramento de novas possibilidades para os processos de ensino aprendizagem como por exemplo, a utilização de softwares que facilitam a exposição de conteúdos matemáticos e aplicativos que podem ajudar no desenvolvimento de conteúdo. Estes trabalho tem como objetivo refletir sobre uma vivência decorrida a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) que abordou o conteúdo de número naturais, inteiros e racionais, que foi realizada durante a imersão do Programa Residência Pedagógica (PRP). Trata-se de um relato de experiência que ocorreu a partir do planejamento e execução de uma SD realizada em uma escola de ensino fundamental, com alunos da turma do 7º ano, constituída por 34 estudantes, sendo 18 alunos e 16 alunas. A SD foi desenvolvida em três etapas. Na primeira e segunda foi realizada a exposição do conteúdo de Números Naturais, Inteiros e Racionais; no entanto, na segunda foi dada ênfase a resoluções de questões; na terceira e última foi utilizado o jogo “Passa ou repassa” como estratégia para explorar os conteúdos estudados. Os resultados mostram que o uso de atividades dinamizadas em que os alunos interagem se torna mais estimulante para aprender conteúdos matemáticos. Conclui-se que a SD na educação matemática promove abordagens mais envolventes, permitindo aos alunos compreensão de conteúdos e suas aplicações, permitindo assim que os conceitos seja introduzidos progressivamente, do mais simples ao mais complexo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25472_TB8691_04102023233554.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WESLEY DE LIMA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ WESLEY" "autor_email" => "ajosewesley024@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101034 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8691 "inscrito_id" => 25472 "titulo" => "O USO DE JOGO NO ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS, INTEIROS E RACIONAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Ensinar também é um ato de aprender. Com o avanço das tecnologias observa-se o aprimoramento de novas possibilidades para os processos de ensino aprendizagem como por exemplo, a utilização de softwares que facilitam a exposição de conteúdos matemáticos e aplicativos que podem ajudar no desenvolvimento de conteúdo. Estes trabalho tem como objetivo refletir sobre uma vivência decorrida a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) que abordou o conteúdo de número naturais, inteiros e racionais, que foi realizada durante a imersão do Programa Residência Pedagógica (PRP). Trata-se de um relato de experiência que ocorreu a partir do planejamento e execução de uma SD realizada em uma escola de ensino fundamental, com alunos da turma do 7º ano, constituída por 34 estudantes, sendo 18 alunos e 16 alunas. A SD foi desenvolvida em três etapas. Na primeira e segunda foi realizada a exposição do conteúdo de Números Naturais, Inteiros e Racionais; no entanto, na segunda foi dada ênfase a resoluções de questões; na terceira e última foi utilizado o jogo “Passa ou repassa” como estratégia para explorar os conteúdos estudados. Os resultados mostram que o uso de atividades dinamizadas em que os alunos interagem se torna mais estimulante para aprender conteúdos matemáticos. Conclui-se que a SD na educação matemática promove abordagens mais envolventes, permitindo aos alunos compreensão de conteúdos e suas aplicações, permitindo assim que os conceitos seja introduzidos progressivamente, do mais simples ao mais complexo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25472_TB8691_04102023233554.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WESLEY DE LIMA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ WESLEY" "autor_email" => "ajosewesley024@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }