Com os avanços na etapa da educação infantil ao longo da história, cada vez mais se tem instrumentos para compreender e analisar o pensar e o agir das crianças em turmas de creches e pré-escola. A documentação pedagógica é uma das ferramentas mais importante na educação infantil, pois garante a construção de uma memória educativa e da qualidade dos contextos educativos, evidencia como as crianças constroem conhecimento e fortalece uma identidade própria da educação das crianças. No decorrer do trabalho, escrevo sobre alguns tipos de registro, mas chamo a atenção para um, o desenho infantil, que por sua simplicidade passa desapercebido em muitos casos, mas pode ser de grande valia para docentes que trabalha cotidianamente com as crianças. Este estudo tem como objetivo analisar como é realizado as práticas de documentação pedagógica no cotidiano da Educação Infantil, de forma mais específica, procurou identificar qual a importância dos desenhos das crianças para as professoras de Educação Infantil. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica em que se consultou autores como Almeida (2003), Fochi (2016), Formosinho e Oliveira-Formosinho (2017), Golderg (2005), Gouvea (2008), Pinazza (2018), dentre outros marcos legais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). Conclui-se que é possível perceber que as crianças têm subjetividades próprias, sentimentos e emoções que podem ser transmitidos através dos documentos pedagógicos e o quanto isso é importante para as professoras e para as crianças distinguir suas próprias conquistas e processos.