Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS DE ENSINO A PARTIR DO JOGO “CARA A CARA COM AS BRASILEIRINHAS”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95677
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1360
    "inscrito_id" => 11402
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS DE ENSINO A PARTIR DO JOGO “CARA A CARA COM AS BRASILEIRINHAS”"
    "resumo" => "Nos últimos anos, a educação brasileira tem passado por grandes mudanças com a inserção de novas metodologias ativas no ensino. Destacamos, dentre essas novas metodologias, os jogos de tabuleiro modernos, que podem vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. À vista disso, temos como objetivo, neste trabalho, apresentar o jogo de tabuleiro “Cara a Cara com as brasileirinhas” elaborado a partir da proposta presente em um Plano de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC-UFPB (2022-2023) - intitulado: Ressignificando e instrumentalizando práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa com jogos de tabuleiro. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre a presença da ludicidade na educação (BOUGÈRE, 2003 e NICOLAU, 2018); sobre metodologias voltadas para a aplicação do jogo no ensino da língua (BERNO; SIGILIANO, 2021); sobre jogos existentes, que poderiam ser adaptados para o contexto do ensino de língua; e, por fim, sobre o letramento literário (COSSON, 2008), tendo em mente a criação de um jogo voltado para os estudos literários no Ensino Fundamental. Após a pesquisa exploratória, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro: “Cara a cara com as brasileirinhas”, como base em um jogo existente “Cara a Cara” e sua dinâmica. “Cara a cara com as brasileirinhas” foi confeccionado por meio de recursos simples como: papéis impressos, tesoura e lápis, montando, assim, dois tabuleiros contendo 24 personalidades femininas e seu objetivo é permitir que os alunos possam conhecer e debater sobre mulheres escritoras e brasileiras que se destacaram na literatura. A partir desta proposta, pretendemos assegurar aos alunos uma dinâmica de aprendizagem com atividades que abranjam diferentes práticas de linguagem, visualizando o jogo como uma estratégia de ensino possível de ser trabalhada no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659445f30189f_02012024142051.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-02 14:20:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARA DE CASSIA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GILMARA"
    "autor_email" => "gil.mara.2013@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95677
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1360
    "inscrito_id" => 11402
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS DE ENSINO A PARTIR DO JOGO “CARA A CARA COM AS BRASILEIRINHAS”"
    "resumo" => "Nos últimos anos, a educação brasileira tem passado por grandes mudanças com a inserção de novas metodologias ativas no ensino. Destacamos, dentre essas novas metodologias, os jogos de tabuleiro modernos, que podem vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. À vista disso, temos como objetivo, neste trabalho, apresentar o jogo de tabuleiro “Cara a Cara com as brasileirinhas” elaborado a partir da proposta presente em um Plano de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC-UFPB (2022-2023) - intitulado: Ressignificando e instrumentalizando práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa com jogos de tabuleiro. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre a presença da ludicidade na educação (BOUGÈRE, 2003 e NICOLAU, 2018); sobre metodologias voltadas para a aplicação do jogo no ensino da língua (BERNO; SIGILIANO, 2021); sobre jogos existentes, que poderiam ser adaptados para o contexto do ensino de língua; e, por fim, sobre o letramento literário (COSSON, 2008), tendo em mente a criação de um jogo voltado para os estudos literários no Ensino Fundamental. Após a pesquisa exploratória, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro: “Cara a cara com as brasileirinhas”, como base em um jogo existente “Cara a Cara” e sua dinâmica. “Cara a cara com as brasileirinhas” foi confeccionado por meio de recursos simples como: papéis impressos, tesoura e lápis, montando, assim, dois tabuleiros contendo 24 personalidades femininas e seu objetivo é permitir que os alunos possam conhecer e debater sobre mulheres escritoras e brasileiras que se destacaram na literatura. A partir desta proposta, pretendemos assegurar aos alunos uma dinâmica de aprendizagem com atividades que abranjam diferentes práticas de linguagem, visualizando o jogo como uma estratégia de ensino possível de ser trabalhada no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659445f30189f_02012024142051.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-02 14:20:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARA DE CASSIA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GILMARA"
    "autor_email" => "gil.mara.2013@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nos últimos anos, a educação brasileira tem passado por grandes mudanças com a inserção de novas metodologias ativas no ensino. Destacamos, dentre essas novas metodologias, os jogos de tabuleiro modernos, que podem vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. À vista disso, temos como objetivo, neste trabalho, apresentar o jogo de tabuleiro “Cara a Cara com as brasileirinhas” elaborado a partir da proposta presente em um Plano de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC-UFPB (2022-2023) - intitulado: Ressignificando e instrumentalizando práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa com jogos de tabuleiro. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre a presença da ludicidade na educação (BOUGÈRE, 2003 e NICOLAU, 2018); sobre metodologias voltadas para a aplicação do jogo no ensino da língua (BERNO; SIGILIANO, 2021); sobre jogos existentes, que poderiam ser adaptados para o contexto do ensino de língua; e, por fim, sobre o letramento literário (COSSON, 2008), tendo em mente a criação de um jogo voltado para os estudos literários no Ensino Fundamental. Após a pesquisa exploratória, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro: “Cara a cara com as brasileirinhas”, como base em um jogo existente “Cara a Cara” e sua dinâmica. “Cara a cara com as brasileirinhas” foi confeccionado por meio de recursos simples como: papéis impressos, tesoura e lápis, montando, assim, dois tabuleiros contendo 24 personalidades femininas e seu objetivo é permitir que os alunos possam conhecer e debater sobre mulheres escritoras e brasileiras que se destacaram na literatura. A partir desta proposta, pretendemos assegurar aos alunos uma dinâmica de aprendizagem com atividades que abranjam diferentes práticas de linguagem, visualizando o jogo como uma estratégia de ensino possível de ser trabalhada no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.