Nos últimos anos, a educação brasileira tem passado por grandes mudanças com a inserção de novas metodologias ativas no ensino. Destacamos, dentre essas novas metodologias, os jogos de tabuleiro modernos, que podem vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. À vista disso, temos como objetivo, neste trabalho, apresentar o jogo de tabuleiro “Cara a Cara com as brasileirinhas” elaborado a partir da proposta presente em um Plano de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC-UFPB (2022-2023) - intitulado: Ressignificando e instrumentalizando práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa com jogos de tabuleiro. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre a presença da ludicidade na educação (BOUGÈRE, 2003 e NICOLAU, 2018); sobre metodologias voltadas para a aplicação do jogo no ensino da língua (BERNO; SIGILIANO, 2021); sobre jogos existentes, que poderiam ser adaptados para o contexto do ensino de língua; e, por fim, sobre o letramento literário (COSSON, 2008), tendo em mente a criação de um jogo voltado para os estudos literários no Ensino Fundamental. Após a pesquisa exploratória, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro: “Cara a cara com as brasileirinhas”, como base em um jogo existente “Cara a Cara” e sua dinâmica. “Cara a cara com as brasileirinhas” foi confeccionado por meio de recursos simples como: papéis impressos, tesoura e lápis, montando, assim, dois tabuleiros contendo 24 personalidades femininas e seu objetivo é permitir que os alunos possam conhecer e debater sobre mulheres escritoras e brasileiras que se destacaram na literatura. A partir desta proposta, pretendemos assegurar aos alunos uma dinâmica de aprendizagem com atividades que abranjam diferentes práticas de linguagem, visualizando o jogo como uma estratégia de ensino possível de ser trabalhada no âmbito escolar.