O presente artigo tem por objetivo fazer uma discussão a respeito de uma das áreas de atuação na escola: a coordenação pedagógica. Através do estágio supervisionado de gestão em coordenação pedagógica, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Ulysses Guimarães, observou-se, ainda que brevemente, as dinâmicas e as adversidades que se fazem presentes no cotidiano escolar. Tendo como foco as implicações dos docentes readaptados à coordenação pedagógica e a composição deste setor, bem como a importância da formação pedagógica e especialização em coordenação escolar para o exercício diretivo desta função na escola. Como resultado das experiências vivenciadas no estágio em coordenação na escola, observamos que em sua maioria as coordenadoras readaptadas não possuem formação inicial em pedagogia, ou mesmo especialização em coordenação pedagógica no ato de posse da função, consequentemente, é possível observar os problemas que as coordenadoras enfrentam diariamente e a dificuldade que elas têm em compreender a função do coordenador pedagógico, interferindo diretamente na prática educativa da escola. A pesquisa vale-se de procedimentos teórico-metodológicos quanti e qualitativos, mediante pesquisa bibliográfica; entrevista semiestruturada; e coleta de dados por observação, e dialoga com referenciais teóricos como Macedo (2016) e Franco (2016). Das conclusões, em síntese, notamos que o trabalho desenvolvido na coordenação pedagógica, seja por questões formativas ou mesmo pelas condições difíceis de trabalho, tem-se restringido a resolução de problemas, prevalecendo seu caráter técnico-instrumental.