Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA RELEVÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96531
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2494
    "inscrito_id" => 8398
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA RELEVÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo procura analisar as perspectivas que envolvem a formação de professores, objetivando uma reflexão acerca da importância da formação continuada na etapa da educação infantil dentro da realidade educacional brasileira. Podemos considerar que a formação continuada de professores contribui para que os profissionais que atuam nessa etapa tão crucial para o desenvolvimento dos alunos mantenham- se também em permanente evolução. O resultado dessa constante busca pelo conhecimento é um professor ainda mais reflexivo e capaz de compreender as especificidades da Educação Infantil na atualidade e conectá-las com as melhores práticas pedagógicas no ambiente escolar para um desenvolvimento integral dos alunos. Nosso estudo está ancorado no prognóstico de que a formação continuada é condição indispensável no processo de formação ao longo da carreira, não sendo suficiente para uma boa atuação docente o estudo garantido apenas pela formação inicial. Aborda o conceito de formação no campo educacional, vincula pressupostos entre teoria e prática, debate o cenário a respeito da formação na visão reflexiva e ainda destaca os aspectos da educação, diante do processo de mudanças que vem acontecendo na sociedade atual. Para desenvolvimento do estudo considerou-se uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica sobre as concepções de formação através da observação de professores da educação infantil. Surgiu o interesse de aprofundar esse tema a partir da observação no contexto vivenciado na instituição pública de Ensino E.M.E.F. Ciro Dias localizada na cidade de Remígio-PB, buscando assim apresentar a importância da formação docente para vida profissional do professor e para melhoria de suas práticas na sala de aula, trazendo ganhos significativos para o aprendizado dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8398_TB2494_04102023222310.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GOMES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessagmdias15@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96531
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2494
    "inscrito_id" => 8398
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E SUA RELEVÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo procura analisar as perspectivas que envolvem a formação de professores, objetivando uma reflexão acerca da importância da formação continuada na etapa da educação infantil dentro da realidade educacional brasileira. Podemos considerar que a formação continuada de professores contribui para que os profissionais que atuam nessa etapa tão crucial para o desenvolvimento dos alunos mantenham- se também em permanente evolução. O resultado dessa constante busca pelo conhecimento é um professor ainda mais reflexivo e capaz de compreender as especificidades da Educação Infantil na atualidade e conectá-las com as melhores práticas pedagógicas no ambiente escolar para um desenvolvimento integral dos alunos. Nosso estudo está ancorado no prognóstico de que a formação continuada é condição indispensável no processo de formação ao longo da carreira, não sendo suficiente para uma boa atuação docente o estudo garantido apenas pela formação inicial. Aborda o conceito de formação no campo educacional, vincula pressupostos entre teoria e prática, debate o cenário a respeito da formação na visão reflexiva e ainda destaca os aspectos da educação, diante do processo de mudanças que vem acontecendo na sociedade atual. Para desenvolvimento do estudo considerou-se uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica sobre as concepções de formação através da observação de professores da educação infantil. Surgiu o interesse de aprofundar esse tema a partir da observação no contexto vivenciado na instituição pública de Ensino E.M.E.F. Ciro Dias localizada na cidade de Remígio-PB, buscando assim apresentar a importância da formação docente para vida profissional do professor e para melhoria de suas práticas na sala de aula, trazendo ganhos significativos para o aprendizado dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8398_TB2494_04102023222310.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GOMES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessagmdias15@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo procura analisar as perspectivas que envolvem a formação de professores, objetivando uma reflexão acerca da importância da formação continuada na etapa da educação infantil dentro da realidade educacional brasileira. Podemos considerar que a formação continuada de professores contribui para que os profissionais que atuam nessa etapa tão crucial para o desenvolvimento dos alunos mantenham- se também em permanente evolução. O resultado dessa constante busca pelo conhecimento é um professor ainda mais reflexivo e capaz de compreender as especificidades da Educação Infantil na atualidade e conectá-las com as melhores práticas pedagógicas no ambiente escolar para um desenvolvimento integral dos alunos. Nosso estudo está ancorado no prognóstico de que a formação continuada é condição indispensável no processo de formação ao longo da carreira, não sendo suficiente para uma boa atuação docente o estudo garantido apenas pela formação inicial. Aborda o conceito de formação no campo educacional, vincula pressupostos entre teoria e prática, debate o cenário a respeito da formação na visão reflexiva e ainda destaca os aspectos da educação, diante do processo de mudanças que vem acontecendo na sociedade atual. Para desenvolvimento do estudo considerou-se uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica sobre as concepções de formação através da observação de professores da educação infantil. Surgiu o interesse de aprofundar esse tema a partir da observação no contexto vivenciado na instituição pública de Ensino E.M.E.F. Ciro Dias localizada na cidade de Remígio-PB, buscando assim apresentar a importância da formação docente para vida profissional do professor e para melhoria de suas práticas na sala de aula, trazendo ganhos significativos para o aprendizado dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.