Este artigo procura analisar as perspectivas que envolvem a formação de professores, objetivando uma reflexão acerca da importância da formação continuada na etapa da educação infantil dentro da realidade educacional brasileira. Podemos considerar que a formação continuada de professores contribui para que os profissionais que atuam nessa etapa tão crucial para o desenvolvimento dos alunos mantenham- se também em permanente evolução. O resultado dessa constante busca pelo conhecimento é um professor ainda mais reflexivo e capaz de compreender as especificidades da Educação Infantil na atualidade e conectá-las com as melhores práticas pedagógicas no ambiente escolar para um desenvolvimento integral dos alunos. Nosso estudo está ancorado no prognóstico de que a formação continuada é condição indispensável no processo de formação ao longo da carreira, não sendo suficiente para uma boa atuação docente o estudo garantido apenas pela formação inicial. Aborda o conceito de formação no campo educacional, vincula pressupostos entre teoria e prática, debate o cenário a respeito da formação na visão reflexiva e ainda destaca os aspectos da educação, diante do processo de mudanças que vem acontecendo na sociedade atual. Para desenvolvimento do estudo considerou-se uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica sobre as concepções de formação através da observação de professores da educação infantil. Surgiu o interesse de aprofundar esse tema a partir da observação no contexto vivenciado na instituição pública de Ensino E.M.E.F. Ciro Dias localizada na cidade de Remígio-PB, buscando assim apresentar a importância da formação docente para vida profissional do professor e para melhoria de suas práticas na sala de aula, trazendo ganhos significativos para o aprendizado dos alunos.