Este trabalho refere-se a um recorte da pesquisa de dissertação realizada Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da UFPel, defendida em março de 2023. A metodologia de pesquisa classificada como Qualitativa, Estudo de Caso, a coleta de dados por Observação e examinadas por Analise de Conteúdo, guiadas pelas questões da pesquisa no que se refere a contextualização, materiais didáticos com imagens, cultura surda, colaboração e o bilinguismo. O objetivo, verificar a aplicabilidade de estratégias de ensino em Física, pensada para os alunos surdos em contexto bilíngue, oportunizando a compreensão dos conceitos e aplicações relacionados ao MU. Executada em uma turma de quatro alunos, no 2º ano do Ensino Médio, em uma classe somente de surdos de uma escola comum estadual. Entre as teorias da fundamentação estão os Estudos Surdos, a teoria vigotskiana, walloniana e bachelardiana, dentre outros estudos. Também se embasou na BNCC (BRASIL, 2018), as possibilidades dadas pelo ensino remoto (ER) e por softwares. A pandemia causada pela COVID-19, condicionou as aulas a serem realizadas de forma remota, em que os conteúdos e as atividades eram enviadas para uma plataforma, disponibilizada pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC- RS), na qual os alunos tiveram acesso de forma assíncrona, realizadas no tempo próprio de cada um, e síncrona, por meio de uma ferramenta de videoconferência. Acredito que a proposta de ensino desenvolvida, utilizando imagens e contextualização em um ambiente bilíngue, possibilitou o desenvolvimento dos conhecimentos da Física, MU, dentro do ambiente em que esses indivíduos estão inseridos, atendeu habilidades da BNCC (2018) e as aprendizagens, poderão contribuir para a soluções de problemas seus e do ambiente em que vivem.