As bibliotecas comunitárias são espaços de leitura e resistência cultural que lutam por direitos que ao longo da história lhe foi tirado, é uma luta e compromisso com políticas no campo do livro, da leitura e da literatura. Elas são instrumentos de formação crítica e ativa que organizam práticas de identidades, mobilizam e formam leitores. A presente pesquisa objetiva incentivar estudantes da comunidade Paiaiá a frequentarem a Biblioteca Maria das Neves Prado, localizada no distrito de Nova Soure, Bahia, e criarem o hábito da leitura através da aplicação de oficinas literárias. Adotou-se o método qualitativo de natureza descritiva e cunho etnográfico. Na primeira etapa da pesquisa realizou-se um levantamento bibliográfico sobre bibliotecas e leituras, para a construção do corpus da pesquisa foram selecionados sujeitos da comunidade e estudantes da escola municipal do povoado. A coleta dos dados respeitará a seguinte ordem: Apresentação de conceitos e importância da leitura para formação do sujeito, seguido das contribuições e benefícios que uma biblioteca oferece no processo de construção do indivíduo leitor. Posteriormente, serão expostas inquietações sobre a prática de leitura desses indivíduos a fim de perceber quais gêneros do discurso eles têm mais familiaridade. A partir disso, buscar-se-á identificar os tipos textuais adequados para as oficinas, levando em consideração suas vivências e realidades. O registro das atividades e envolvimento dos alunos com os livros dar-se-á por meio vídeos e gravador de voz utilizando o aparelho celular, dados esses que serão salvos no drive do e-mail. Por fim, far-se-á a transcrição e análise dos dados coletados a fim de perceber os resultados das oficinas, Com isso será possível incentivar a prática leitora e contribuir com a formação do futuro leitor, tendo em vista destacar a importância da biblioteca no contexto de escolarização dos alunos.