Um problema corriqueiro e que gera bastante dificuldade para professores no ensino de ciências é fazer com que esta disciplina se torne de fácil compreensão e que ao mesmo tempo seja atrativa para os discentes. Em vista disso, é necessário reformulações nas práticas pedagógicas de tal maneira que a atenção dos alunos se volte para a disciplina. Uma alternativa que possibilite este entendimento, essa atração e que torne as aulas mais dinâmicas é utilizar a experimentação através de materiais alternativos e de baixo custo, pois assim promove a correlação dos conteúdos aplicados em sala de aula com o cotidiano dos alunos. Levando em conta isso, o presente trabalho tem como objetivo principal utilizar a experimentação como uma metodologia didática, de modo que se torne um recurso educacional, favorecendo o processo de ensino aprendizagem dos discentes. A metodologia utilizada foi trazer a experimentação utilizando materiais alternativos e de baixo custo, a fim de dinamizar as aulas de Ciências em uma escola estadual na cidade de Sousa-PB, no alto sertão paraibano. O presente trabalho é fruto do desenvolvimento de atividades do Programa de Residência Pedagógica. A avaliação dos resultados da metodologia aplicada foi feita por meio da aplicação de questionários, cujas respostas evidenciaram a maior eficácia da metodologia adotada em comparação com o ensino tradicional.