Essa pesquisa busca refletir sobre os impactos na educação pós pandemia: desafios para a construção de uma aprendizagem significativa. A finalidade é detectar os impactos da aprendizagem na educação, ocasionada pela pandemia da COVID-19. Uma das questões que movem a construção dessa pesquisa é: Quais os impactos e consequências de aprendizagem na educação, que foram ocasionados devido a pandemia do COVID-19? E quais caminhos podemos tomar para a diminuição dos impactos na aprendizagem pós pandemia? Para este fim, utilizamos a pesquisa bibliográfica, ou seja, a luz de vários teóricos, documentos, decretos e parecer que abordar esta temática. Foi apresentado na primeira parte do artigo, um pouco da história da Covid- 19 e como a pandemia se expandiu para vários países, inclusive aqui no Brasil. Em seguida foi apresentado os desafios que professores e alunos encontraram no período de ensino remoto emergencial: falta de tecnologias, falta de acesso à internet de qualidade e falta de formação adequada para lidar com o ensino remoto. Foi apresentado na segunda parte do artigo, caminhos e orientações para diminuição dos impactos na educação pós pandemia: formação continuada, currículo flexível e autônomo, olhar diferenciado para alunos e pais de alunos, diálogo com toda a comunidade escolar. Por fim, sugere-se um comprometimento maior por parte do poder público, em relação às nossas escolas, investindo em tecnologias, infraestruturas adequadas e que nossos alunos e professores tenham acesso a uma educação de qualidade.