O presente trabalho tem por objetivo caracterizar a prática educativa dos Educadores Sociais no contexto do Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM, no âmbito do Estado do Paraná. A motivação pela temática permeia a trajetória profissional do pesquisador, que desempenha a função de Educador Social da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa e, durante sua trajetória, teve contato direto com situações que envolveram a intervenção do respectivo programa. O PPCAAM é um programa nacional, atuando descentralizadamente, por meio de convênio entre o Governo Federal, Estados e organizações da sociedade civil, pela garantia do direito à vida das crianças e adolescentes ameaçados de morte. Dentro da perspectiva que a prática desempenhada pelo Educador Social tem caráter educativo, apesar de sua vinculação estar direcionada, majoritariamente, ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS, o entendimento do seu exercício profissional nos espaços não escolares, a partir da ótica destes sujeitos, contribuirá para análise dos estudos acerca de sua intervenção na realidade das crianças, adolescentes e/ou suas famílias. O procedimento investigativo tem natureza qualitativa e exploratória, consistindo na aplicação de entrevista semiestruturada junto aos Educadores Sociais para levantamento de informações relacionadas ao exercício profissional destes sujeitos de pesquisa, referente à temática em questão, proporcionando olhar ampliado sobre as questões elencadas. O processo educativo, enquanto estratégia de transformação da realidade é dado como eixo central de elaboração da pesquisa, considerando o crescimento da violência letal contra crianças e adolescentes, conforme demonstram estudos realizados por organizações internacionais apresentados no procedimento investigativo.