Este relato de experiência tem como objetivo descrever as atividades e estudos teóricos realizados pelos alunos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Pernambuco. As vivências desse projeto aconteceram na Área/Subprojeto Letras - Língua Portuguesa, do Campus Mata Norte, no período de novembro do ano de 2022 até abril de 2023, correspondendo a uma carga horária de 25 horas mensais. A escola-campo escolhida foi a Escola de Aplicação Professor Chaves, situada no município de Nazaré da Mata, no estado de Pernambuco. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe uma discussão e análise sobre as experiências das residentes do programa, autoras deste relatório, dos resultados obtidos, assim como uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa e Literatura, especificamente nas séries do terceiro ano do ensino médio, apoiando-se nas pesquisas de Ferreira e Siqueira (2020), Lima (2020), Poladian (2014), Sá (2019) e Ferreira e Paiva (2020). Ademais, as observações feitas sobre o trabalho didático da professora titular das turmas, sendo essa a professora preceptora do programa, foram essenciais para os estudos do processo de ensino e aprendizagem, juntamente com as orientações feitas por ela antes e após as aulas de regência dos residentes. Por fim, busca-se também uma reflexão acerca da formação de professores de Linguagens, considerando a Residência Pedagógica como fundamental para o diálogo entre as teorias apresentadas ao longo da graduação e a prática pedagógica dentro das escolas, podendo ser um diferencial na formação docente.