SILVA, Cleidiane De Jesus et al.. A leitura como potencializadora da aprendizagem. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96492>. Acesso em: 23/12/2024 05:21
Durante a sua formação acadêmica, o discente passa por algumas etapas importantes de ensino e aprendizagem, e o estágio supervisionado faz parte desse processo. No decorrer do estágio o aluno tem como objetivo adquirir conhecimentos e experiências que o ajudarão na construção e ampliação da sua vida acadêmica e profissional. É através das observações feitas em sala de aula que o discente passa a conhecer e vivenciar a realidade do professor, do aluno, do ambiente escolar como o todo e as práticas de ensino e os estágios supervisionados têm um papel importante e expressivo na formação do docente, na aquisição de conhecimentos, experiências e qualificações para exercer na sua atuação profissional (FIORENTINI,2008). O Estágio supervisionado II, foi realizado em 17 encontros em uma escola na região metropolitana de Belém, no bairro da Terra Firme, caracterizado por ser um bairro pobre e de vulnerabilidade social. Este trabalho teve como objetivo apresentar o autor Monteiro Lobato (1882-1948) e sua importância para a literatura, enaltecendo o livro e sua relevância, assim como despertar nos alunos o gosto pela leitura. Metodologicamente, foi feita uma roda de conversa com os alunos a respeito da história de vida e a bibliografia do autor, onde os alunos tiveram o papel de protagonistas. Foi observado que as crianças já tinham tido contato com algumas obras do autor, resultando em uma participação ativa, compartilharam suas experiências e intenções de conhecer as demais histórias, fábulas e livros do escritor.