O Programa de Monitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem o intuito de despertar nos estudantes de graduação o interesse pela carreira docente, diminuir a repetência, o desinteresse pelo componente curricular e a evasão discente, e contribuir com a melhora da qualidade do ensino através de cooperação entre professor do magistério superior e estudante-monitor. Dado o fato de já ter sido monitora em diferentes componentes curriculares e períodos letivos entre 2021 e 2023, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, campus I, da UFPB, objetivo analisar como essa experiência contribui para a minha formação tanto como discente e quanto como futura docente. A partir da noção de experiência de Larrosa Bondia (2002), abordada também por Brunieri (2022), e de teóricos que abordam a monitoria e sua importância, como Frizon (2016), Ferreira (2019), entre outros, procuro explicitar como experiências ocorridas na monitoria no ensino superior durante o período de pandemia do COVID-19 e, depois, quando do retorno das atividades presenciais, enriqueceram, principalmente, minha formação como futura educadora. A partir de minhas reflexões, espero contribuir para a compreensão da relevância e da potencialidade do Programa de Monitoria nos cursos de Licenciatura, pois ele tem contribuído diretamente para minha formação não só como futura docente, mas também como discente, enriquecendo minhas reflexões sobre a articulação entre teoria e prática.