Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTOGRAFIAS DO AFETO E(M) DANÇA NA ESCOLA: MAPAS, CORPOS E CONTEXTOS PARA UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM DANÇA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99651
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6586
    "inscrito_id" => 19326
    "titulo" => "CARTOGRAFIAS DO AFETO E(M) DANÇA NA ESCOLA: MAPAS, CORPOS E CONTEXTOS PARA UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM DANÇA"
    "resumo" => "O referido trabalho propõe relatar a experiência do componente curricular Estágio Supervisionado II, pertencente ao Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba, do artista e docente em formação, Hugo Felix da Silva. Nessa trajetória, o autor constrói vivências de dança na escola em conjunto com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Presidente João Goulart – em João Pessoa-PB –, utilizando como dispositivos de criação artístico-pedagógica e referencial teórico-metodológico, as Cartografias do Afeto, baseadas no trabalho de Juliana Crispe (2015; 2016) e a produção de zines como construtor educacional-artístico, conforme Gazy Andraus (2022), como modos de possibilitar fissuras afetivas no ambiente escolar. Dessa forma, é possível dividir o mapa desse trabalho em três etapas: 1 - Mapeamento afetivo da escola; 2 – A descoberta de um corpo-troncho e; 3 – Zine-mapa do corpo. Ao final da experiência de estágio, foram produzidas sínteses criativas relacionadas às vivências de dança através do gênero zine, bem como a apresentação da performance “AFTA”, do coletivo Tangerina, apresentada em um dos locais da escola identificados como “espaços de afeto” pelos estudantes. Por fim, o trabalho docente adotado considera a afetividade e a sensibilidade dos corpos e seus contextos como política e ética para uma educação mais significativa e movedora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19326_TB6586_10122023180203.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO FELIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HUGO"
    "autor_email" => "silvahugofelix@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99651
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6586
    "inscrito_id" => 19326
    "titulo" => "CARTOGRAFIAS DO AFETO E(M) DANÇA NA ESCOLA: MAPAS, CORPOS E CONTEXTOS PARA UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM DANÇA"
    "resumo" => "O referido trabalho propõe relatar a experiência do componente curricular Estágio Supervisionado II, pertencente ao Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba, do artista e docente em formação, Hugo Felix da Silva. Nessa trajetória, o autor constrói vivências de dança na escola em conjunto com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Presidente João Goulart – em João Pessoa-PB –, utilizando como dispositivos de criação artístico-pedagógica e referencial teórico-metodológico, as Cartografias do Afeto, baseadas no trabalho de Juliana Crispe (2015; 2016) e a produção de zines como construtor educacional-artístico, conforme Gazy Andraus (2022), como modos de possibilitar fissuras afetivas no ambiente escolar. Dessa forma, é possível dividir o mapa desse trabalho em três etapas: 1 - Mapeamento afetivo da escola; 2 – A descoberta de um corpo-troncho e; 3 – Zine-mapa do corpo. Ao final da experiência de estágio, foram produzidas sínteses criativas relacionadas às vivências de dança através do gênero zine, bem como a apresentação da performance “AFTA”, do coletivo Tangerina, apresentada em um dos locais da escola identificados como “espaços de afeto” pelos estudantes. Por fim, o trabalho docente adotado considera a afetividade e a sensibilidade dos corpos e seus contextos como política e ética para uma educação mais significativa e movedora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19326_TB6586_10122023180203.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO FELIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HUGO"
    "autor_email" => "silvahugofelix@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O referido trabalho propõe relatar a experiência do componente curricular Estágio Supervisionado II, pertencente ao Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba, do artista e docente em formação, Hugo Felix da Silva. Nessa trajetória, o autor constrói vivências de dança na escola em conjunto com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Presidente João Goulart – em João Pessoa-PB –, utilizando como dispositivos de criação artístico-pedagógica e referencial teórico-metodológico, as Cartografias do Afeto, baseadas no trabalho de Juliana Crispe (2015; 2016) e a produção de zines como construtor educacional-artístico, conforme Gazy Andraus (2022), como modos de possibilitar fissuras afetivas no ambiente escolar. Dessa forma, é possível dividir o mapa desse trabalho em três etapas: 1 - Mapeamento afetivo da escola; 2 – A descoberta de um corpo-troncho e; 3 – Zine-mapa do corpo. Ao final da experiência de estágio, foram produzidas sínteses criativas relacionadas às vivências de dança através do gênero zine, bem como a apresentação da performance “AFTA”, do coletivo Tangerina, apresentada em um dos locais da escola identificados como “espaços de afeto” pelos estudantes. Por fim, o trabalho docente adotado considera a afetividade e a sensibilidade dos corpos e seus contextos como política e ética para uma educação mais significativa e movedora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.