CARTOGRAFIAS DO AFETO E(M) DANÇA NA ESCOLA: MAPAS, CORPOS E CONTEXTOS PARA UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM DANÇA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99651 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6586 "inscrito_id" => 19326 "titulo" => "CARTOGRAFIAS DO AFETO E(M) DANÇA NA ESCOLA: MAPAS, CORPOS E CONTEXTOS PARA UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM DANÇA" "resumo" => "O referido trabalho propõe relatar a experiência do componente curricular Estágio Supervisionado II, pertencente ao Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba, do artista e docente em formação, Hugo Felix da Silva. Nessa trajetória, o autor constrói vivências de dança na escola em conjunto com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Presidente João Goulart – em João Pessoa-PB –, utilizando como dispositivos de criação artístico-pedagógica e referencial teórico-metodológico, as Cartografias do Afeto, baseadas no trabalho de Juliana Crispe (2015; 2016) e a produção de zines como construtor educacional-artístico, conforme Gazy Andraus (2022), como modos de possibilitar fissuras afetivas no ambiente escolar. Dessa forma, é possível dividir o mapa desse trabalho em três etapas: 1 - Mapeamento afetivo da escola; 2 – A descoberta de um corpo-troncho e; 3 – Zine-mapa do corpo. Ao final da experiência de estágio, foram produzidas sínteses criativas relacionadas às vivências de dança através do gênero zine, bem como a apresentação da performance “AFTA”, do coletivo Tangerina, apresentada em um dos locais da escola identificados como “espaços de afeto” pelos estudantes. Por fim, o trabalho docente adotado considera a afetividade e a sensibilidade dos corpos e seus contextos como política e ética para uma educação mais significativa e movedora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19326_TB6586_10122023180203.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HUGO" "autor_email" => "silvahugofelix@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99651 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6586 "inscrito_id" => 19326 "titulo" => "CARTOGRAFIAS DO AFETO E(M) DANÇA NA ESCOLA: MAPAS, CORPOS E CONTEXTOS PARA UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM DANÇA" "resumo" => "O referido trabalho propõe relatar a experiência do componente curricular Estágio Supervisionado II, pertencente ao Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba, do artista e docente em formação, Hugo Felix da Silva. Nessa trajetória, o autor constrói vivências de dança na escola em conjunto com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Presidente João Goulart – em João Pessoa-PB –, utilizando como dispositivos de criação artístico-pedagógica e referencial teórico-metodológico, as Cartografias do Afeto, baseadas no trabalho de Juliana Crispe (2015; 2016) e a produção de zines como construtor educacional-artístico, conforme Gazy Andraus (2022), como modos de possibilitar fissuras afetivas no ambiente escolar. Dessa forma, é possível dividir o mapa desse trabalho em três etapas: 1 - Mapeamento afetivo da escola; 2 – A descoberta de um corpo-troncho e; 3 – Zine-mapa do corpo. Ao final da experiência de estágio, foram produzidas sínteses criativas relacionadas às vivências de dança através do gênero zine, bem como a apresentação da performance “AFTA”, do coletivo Tangerina, apresentada em um dos locais da escola identificados como “espaços de afeto” pelos estudantes. Por fim, o trabalho docente adotado considera a afetividade e a sensibilidade dos corpos e seus contextos como política e ética para uma educação mais significativa e movedora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19326_TB6586_10122023180203.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HUGO" "autor_email" => "silvahugofelix@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }