O referido trabalho propõe relatar a experiência do componente curricular Estágio Supervisionado II, pertencente ao Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba, do artista e docente em formação, Hugo Felix da Silva. Nessa trajetória, o autor constrói vivências de dança na escola em conjunto com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Presidente João Goulart – em João Pessoa-PB –, utilizando como dispositivos de criação artístico-pedagógica e referencial teórico-metodológico, as Cartografias do Afeto, baseadas no trabalho de Juliana Crispe (2015; 2016) e a produção de zines como construtor educacional-artístico, conforme Gazy Andraus (2022), como modos de possibilitar fissuras afetivas no ambiente escolar. Dessa forma, é possível dividir o mapa desse trabalho em três etapas: 1 - Mapeamento afetivo da escola; 2 – A descoberta de um corpo-troncho e; 3 – Zine-mapa do corpo. Ao final da experiência de estágio, foram produzidas sínteses criativas relacionadas às vivências de dança através do gênero zine, bem como a apresentação da performance “AFTA”, do coletivo Tangerina, apresentada em um dos locais da escola identificados como “espaços de afeto” pelos estudantes. Por fim, o trabalho docente adotado considera a afetividade e a sensibilidade dos corpos e seus contextos como política e ética para uma educação mais significativa e movedora.