A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96482 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2418 "inscrito_id" => 3788 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho se trata de um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida no curso de Maestría en Ciencías de la Educación, Facultad de Ciencìas de la Educación y la Comunicación de la Universidad Autónoma de Asunción e tem como objetivo provocar reflexões sobre a importância da formação continuada dos professores de educação infantil e as contribuições da atuação do gestor escolar na consolidação do processo formativo. A investigação se ampara na pesquisa do tipo qualitativa, alinhada à utilização do método fenomenológico. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários direcionados a professoras atuantes nos centros municipais de educação infantil da cidade de Teotônio Vilela - Alagoas, mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), através da Plataforma Brasil sob o nº 29216720.9.0000.5013, através do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE). Os resultados do estudo evidenciaram, através dos dados coletados, que as participantes consideram a formação continuada dos professores de educação infantil imprescindível para a melhoria da prática. Ainda segundo os dados obtidos, observa-se efetiva contribuição da gestora escolar na formação continuada dos docentes dos centros municipais de educação infantil participantes, considerando sua atuação na elaboração de planos de formação que atendam à demanda apresentada pelas professoras, bem como, nas reflexões sobre a prática, na mobilização e articulação para que todas participem efetivamente dos momentos formativos, percebendo esses espaços como possibilidade de crescimento pessoal e profissional, excedendo o conceito de formação como mero cumprimento de formalidade; sendo, portanto, a consolidação do processo formativo uma prioridade da gestão comprometida com Projeto Político Pedagógico da escola e seus desdobramentos para assegurar que as crianças tenham seus direitos e infâncias respeitados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66194cc83baaf_12042024120128.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-04-12 12:01:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMÔNICA MARIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Simônica Maria" "autor_email" => "simoni_k2007@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96482 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2418 "inscrito_id" => 3788 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho se trata de um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida no curso de Maestría en Ciencías de la Educación, Facultad de Ciencìas de la Educación y la Comunicación de la Universidad Autónoma de Asunción e tem como objetivo provocar reflexões sobre a importância da formação continuada dos professores de educação infantil e as contribuições da atuação do gestor escolar na consolidação do processo formativo. A investigação se ampara na pesquisa do tipo qualitativa, alinhada à utilização do método fenomenológico. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários direcionados a professoras atuantes nos centros municipais de educação infantil da cidade de Teotônio Vilela - Alagoas, mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), através da Plataforma Brasil sob o nº 29216720.9.0000.5013, através do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE). Os resultados do estudo evidenciaram, através dos dados coletados, que as participantes consideram a formação continuada dos professores de educação infantil imprescindível para a melhoria da prática. Ainda segundo os dados obtidos, observa-se efetiva contribuição da gestora escolar na formação continuada dos docentes dos centros municipais de educação infantil participantes, considerando sua atuação na elaboração de planos de formação que atendam à demanda apresentada pelas professoras, bem como, nas reflexões sobre a prática, na mobilização e articulação para que todas participem efetivamente dos momentos formativos, percebendo esses espaços como possibilidade de crescimento pessoal e profissional, excedendo o conceito de formação como mero cumprimento de formalidade; sendo, portanto, a consolidação do processo formativo uma prioridade da gestão comprometida com Projeto Político Pedagógico da escola e seus desdobramentos para assegurar que as crianças tenham seus direitos e infâncias respeitados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66194cc83baaf_12042024120128.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-04-12 12:01:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMÔNICA MARIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Simônica Maria" "autor_email" => "simoni_k2007@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }