O presente trabalho se trata de um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida no curso de Maestría en Ciencías de la Educación, Facultad de Ciencìas de la Educación y la Comunicación de la Universidad Autónoma de Asunción e tem como objetivo provocar reflexões sobre a importância da formação continuada dos professores de educação infantil e as contribuições da atuação do gestor escolar na consolidação do processo formativo. A investigação se ampara na pesquisa do tipo qualitativa, alinhada à utilização do método fenomenológico. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários direcionados a professoras atuantes nos centros municipais de educação infantil da cidade de Teotônio Vilela - Alagoas, mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), através da Plataforma Brasil sob o nº 29216720.9.0000.5013, através do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE). Os resultados do estudo evidenciaram, através dos dados coletados, que as participantes consideram a formação continuada dos professores de educação infantil imprescindível para a melhoria da prática. Ainda segundo os dados obtidos, observa-se efetiva contribuição da gestora escolar na formação continuada dos docentes dos centros municipais de educação infantil participantes, considerando sua atuação na elaboração de planos de formação que atendam à demanda apresentada pelas professoras, bem como, nas reflexões sobre a prática, na mobilização e articulação para que todas participem efetivamente dos momentos formativos, percebendo esses espaços como possibilidade de crescimento pessoal e profissional, excedendo o conceito de formação como mero cumprimento de formalidade; sendo, portanto, a consolidação do processo formativo uma prioridade da gestão comprometida com Projeto Político Pedagógico da escola e seus desdobramentos para assegurar que as crianças tenham seus direitos e infâncias respeitados.