Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98410
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4982
    "inscrito_id" => 7445
    "titulo" => "APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Não podemos ignorar que a sociedade contemporânea está fortemente organizada com base no desenvolvimento científico e tecnológico e que essas duas áreas vêm se desenvolvendo de forma integrada com os modos de vida que as diversas sociedades humanas organizaram ao longo da história. Sendo assim, a Base Nacional Comum Curricular prevê como compromisso para a área de Ciências da Natureza, ao longo do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a aptidão de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. Considerando esses pressupostos, o papel da docência nos processos de letramento científico e de apropriação tecnológica, notadamente no Ensino Fundamental, e a importância de oportunizar processos de apropriação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação de futuros pedagogos, o presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de uma avaliação presencial na disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências II, ofertada na sexta fase do Curso de Pedagogia a Distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tal atividade avaliativa foi realizada no segundo semestre de 2022 e teve por objetivo realizar um seminário presencial sobre o potencial pedagógico de tecnologias digitais para o ensino das Ciências da Natureza. Cada grupo de estudantes deveria se apropriar de uma tecnologia digital, pesquisar e explorar o seu potencial pedagógico e desenvolver uma possibilidade de uso para o ensino de Ciências. Os resultados dessa atividade sugerem que os estudantes se apropriaram das TDIC escolhidas e relacionaram o seu potencial pedagógico para a abordagem de temas vinculados ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7445_TB4982_10102023162102.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE GOEDERT"
    "autor_nome_curto" => "Lidiane Goedert"
    "autor_email" => "lidianegoedert@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98410
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4982
    "inscrito_id" => 7445
    "titulo" => "APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Não podemos ignorar que a sociedade contemporânea está fortemente organizada com base no desenvolvimento científico e tecnológico e que essas duas áreas vêm se desenvolvendo de forma integrada com os modos de vida que as diversas sociedades humanas organizaram ao longo da história. Sendo assim, a Base Nacional Comum Curricular prevê como compromisso para a área de Ciências da Natureza, ao longo do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a aptidão de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. Considerando esses pressupostos, o papel da docência nos processos de letramento científico e de apropriação tecnológica, notadamente no Ensino Fundamental, e a importância de oportunizar processos de apropriação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação de futuros pedagogos, o presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de uma avaliação presencial na disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências II, ofertada na sexta fase do Curso de Pedagogia a Distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tal atividade avaliativa foi realizada no segundo semestre de 2022 e teve por objetivo realizar um seminário presencial sobre o potencial pedagógico de tecnologias digitais para o ensino das Ciências da Natureza. Cada grupo de estudantes deveria se apropriar de uma tecnologia digital, pesquisar e explorar o seu potencial pedagógico e desenvolver uma possibilidade de uso para o ensino de Ciências. Os resultados dessa atividade sugerem que os estudantes se apropriaram das TDIC escolhidas e relacionaram o seu potencial pedagógico para a abordagem de temas vinculados ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7445_TB4982_10102023162102.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE GOEDERT"
    "autor_nome_curto" => "Lidiane Goedert"
    "autor_email" => "lidianegoedert@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Não podemos ignorar que a sociedade contemporânea está fortemente organizada com base no desenvolvimento científico e tecnológico e que essas duas áreas vêm se desenvolvendo de forma integrada com os modos de vida que as diversas sociedades humanas organizaram ao longo da história. Sendo assim, a Base Nacional Comum Curricular prevê como compromisso para a área de Ciências da Natureza, ao longo do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a aptidão de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. Considerando esses pressupostos, o papel da docência nos processos de letramento científico e de apropriação tecnológica, notadamente no Ensino Fundamental, e a importância de oportunizar processos de apropriação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação de futuros pedagogos, o presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de uma avaliação presencial na disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências II, ofertada na sexta fase do Curso de Pedagogia a Distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tal atividade avaliativa foi realizada no segundo semestre de 2022 e teve por objetivo realizar um seminário presencial sobre o potencial pedagógico de tecnologias digitais para o ensino das Ciências da Natureza. Cada grupo de estudantes deveria se apropriar de uma tecnologia digital, pesquisar e explorar o seu potencial pedagógico e desenvolver uma possibilidade de uso para o ensino de Ciências. Os resultados dessa atividade sugerem que os estudantes se apropriaram das TDIC escolhidas e relacionaram o seu potencial pedagógico para a abordagem de temas vinculados ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.