Não podemos ignorar que a sociedade contemporânea está fortemente organizada com base no desenvolvimento científico e tecnológico e que essas duas áreas vêm se desenvolvendo de forma integrada com os modos de vida que as diversas sociedades humanas organizaram ao longo da história. Sendo assim, a Base Nacional Comum Curricular prevê como compromisso para a área de Ciências da Natureza, ao longo do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a aptidão de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. Considerando esses pressupostos, o papel da docência nos processos de letramento científico e de apropriação tecnológica, notadamente no Ensino Fundamental, e a importância de oportunizar processos de apropriação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação de futuros pedagogos, o presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de uma avaliação presencial na disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências II, ofertada na sexta fase do Curso de Pedagogia a Distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tal atividade avaliativa foi realizada no segundo semestre de 2022 e teve por objetivo realizar um seminário presencial sobre o potencial pedagógico de tecnologias digitais para o ensino das Ciências da Natureza. Cada grupo de estudantes deveria se apropriar de uma tecnologia digital, pesquisar e explorar o seu potencial pedagógico e desenvolver uma possibilidade de uso para o ensino de Ciências. Os resultados dessa atividade sugerem que os estudantes se apropriaram das TDIC escolhidas e relacionaram o seu potencial pedagógico para a abordagem de temas vinculados ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.