O PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NOS CURSOS ONLINE NA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - ESP-MG
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96103 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1906 "inscrito_id" => 12839 "titulo" => "O PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NOS CURSOS ONLINE NA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - ESP-MG" "resumo" => "O acompanhamento pedagógico é uma característica determinante de qualquer escola bem-sucedida. Possibilita aos coordenadores e professores orientarem os alunos ao longo da sua trajetória escolar. Embora a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas gerais/ESP-MG trabalhe com cursos online, e em sua maioria no formato autoinstrucionais, entende-se que o acompanhamento pedagógico nessa modalidade também corresponde a uma prática pedagógica essencial para o alcance das metas e objetivos das ações educacionais nessa modalidade de ensino. O acompanhamento pedagógico na ESP-MG é subsidiado pelo monitoramento do acesso do discente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e pela emissão de certificado. As informações coletadas se mostram importantes para que a coordenação técnica pedagógica calcule as taxas de evasão e o rendimento dos cursos e, a partir desse panorama, traçar estratégias para minimizar possíveis defasagens. Uma das estratégias utilizadas para suprir essa lacuna, consiste no estabelecimento de uma comunicação mais direta junto aos discentes, com o objetivo de diluir a sensação de solidão e abandono que os ambientes virtuais de aprendizagens podem provocar. Neste sentido, a ESP-MG aposta na relação mais humanizada e oferece canais de comunicação que apoiam e permite que o discente comunique com a equipe técnico-pedagógica sempre que julgar necessário. Para além da comunicação estabelecida por e-mail e AVA, destaca-se nesse processo a utilização da ferramenta WhatsApp que possibilita um atendimento personalizado, oferecendo maior proximidade, praticidade e agilidade no atendimento aos alunos. Cabe ressaltar que as ações realizadas pela ESP-MG têm apresentado impacto significativo no número de acessos e certificados, demonstrando que a relação estabelecida com os alunos favorece a sua permanência no AVA e consecutivamente, a certificação nos cursos ofertados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12839_TB1906_12092023110108.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANA CABRAL DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "POLIANA" "autor_email" => "poliana.espmg@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96103 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1906 "inscrito_id" => 12839 "titulo" => "O PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NOS CURSOS ONLINE NA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - ESP-MG" "resumo" => "O acompanhamento pedagógico é uma característica determinante de qualquer escola bem-sucedida. Possibilita aos coordenadores e professores orientarem os alunos ao longo da sua trajetória escolar. Embora a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas gerais/ESP-MG trabalhe com cursos online, e em sua maioria no formato autoinstrucionais, entende-se que o acompanhamento pedagógico nessa modalidade também corresponde a uma prática pedagógica essencial para o alcance das metas e objetivos das ações educacionais nessa modalidade de ensino. O acompanhamento pedagógico na ESP-MG é subsidiado pelo monitoramento do acesso do discente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e pela emissão de certificado. As informações coletadas se mostram importantes para que a coordenação técnica pedagógica calcule as taxas de evasão e o rendimento dos cursos e, a partir desse panorama, traçar estratégias para minimizar possíveis defasagens. Uma das estratégias utilizadas para suprir essa lacuna, consiste no estabelecimento de uma comunicação mais direta junto aos discentes, com o objetivo de diluir a sensação de solidão e abandono que os ambientes virtuais de aprendizagens podem provocar. Neste sentido, a ESP-MG aposta na relação mais humanizada e oferece canais de comunicação que apoiam e permite que o discente comunique com a equipe técnico-pedagógica sempre que julgar necessário. Para além da comunicação estabelecida por e-mail e AVA, destaca-se nesse processo a utilização da ferramenta WhatsApp que possibilita um atendimento personalizado, oferecendo maior proximidade, praticidade e agilidade no atendimento aos alunos. Cabe ressaltar que as ações realizadas pela ESP-MG têm apresentado impacto significativo no número de acessos e certificados, demonstrando que a relação estabelecida com os alunos favorece a sua permanência no AVA e consecutivamente, a certificação nos cursos ofertados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12839_TB1906_12092023110108.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANA CABRAL DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "POLIANA" "autor_email" => "poliana.espmg@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }