O ensino de ciências é uma temática que precisa ser abordada e compreendida claramente dentro e fora das estruturas físicas que delimitam o espaço escolar, o objetivo desse trabalho é avaliar como a literatura disponível vem abordando a aula de campo com estratégia pedagógica no processo de ensino aprendizagem. Mediante ao exposto os autores deste trabalho fizeram uma análise bibliométrica sobre a temática no banco de Scopus Elsevier. Consonante com estudos de Guimarães et al., (2021), esse tipo de pesquisa permite acessar os principais periódicos, autores e termos indexadores, bem como ferramentas para análises que geram resultados em formato de gráficos, possibilitando assim uma pesquisa com resultados mais confiáveis e precisos, obedecendo o recorte temporal entre 2018 e 2022, usando as seguintes palavras-chave: aula de campo, ensino de ciências, ensino-aprendizagem. Expondo o que há singular entre o ensino e ciências e a aula de campo, que possa contribuir para o processo contínuo de ensino-aprendizagem dos alunos e sua formação como cidadão atuante de forma critica e reflexiva mediante a sociedade da qual é parte.