LAMBE EDUCATIVO: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS INICIAIS PARA A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM AMBIENTE EDUCACIONAL POR MEIO DA STREET ART EM DIÁLOGO COM AS SALAS DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101113 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8806 "inscrito_id" => 23584 "titulo" => "LAMBE EDUCATIVO: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS INICIAIS PARA A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM AMBIENTE EDUCACIONAL POR MEIO DA STREET ART EM DIÁLOGO COM AS SALAS DE AULA" "resumo" => "O estudo apresenta resultados preliminares acerca da elaboração da sequência didática "Lambe Educativo", que se vale da expressão artística urbana como veículo para edificar e enriquecer o ambiente educativo nas zonas urbanas, estabelecendo conexões com o conhecimento escolar. A abordagem metodológica do Lambe Educativo envolve a criação colaborativa de intervenções artísticas em espaços públicos, com o propósito de incitar reflexão, fomentar interações e viabilizar aprendizado. Seus fundamentos estão alicerçados na participação ativa dos estudantes, na promoção da expressão individual e na valorização da diversidade cultural. O substrato teórico do Lambe Educativo assenta-se na teoria sociocultural, destacando a importância do contexto social na construção do conhecimento. Ao aplicar essa perspectiva às manifestações artísticas urbanas, o Lambe Educativo instiga os alunos a explorar as dimensões educacionais do espaço público, estimulando a criatividade e a consciência crítica. O escopo deste artigo visa destacar os contextos em que o Lambe Educativo pode contribuir para a conversão do espaço urbano em um ambiente educacional enriquecedor, promovendo o engajamento dos alunos com a comunidade e sua geografia. Ademais, busca compreender de que forma essa abordagem pode fomentar a aprendizagem colaborativa, o discernimento crítico e a manifestação artística entre os estudantes. Em decorrência deste estudo, a coleta de dados prossegue revelando os efeitos benéficos do Lambe Educativo, insinuando que essa abordagem pode desempenhar eficazmente o papel de elo entre o ensino formal e a riqueza do contexto urbano. Este estudo ressalta as potencialidades que a convergência entre a arte urbana e a educação pode desencadear, abrindo caminhos para a formação de cidadãos mais comprometidos, analíticos e impressores da criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23584_TB8806_04102023214457.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS PESSOA DE ARAUJO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "LUIS" "autor_email" => "pessoa.luisjunior@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101113 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8806 "inscrito_id" => 23584 "titulo" => "LAMBE EDUCATIVO: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS INICIAIS PARA A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM AMBIENTE EDUCACIONAL POR MEIO DA STREET ART EM DIÁLOGO COM AS SALAS DE AULA" "resumo" => "O estudo apresenta resultados preliminares acerca da elaboração da sequência didática "Lambe Educativo", que se vale da expressão artística urbana como veículo para edificar e enriquecer o ambiente educativo nas zonas urbanas, estabelecendo conexões com o conhecimento escolar. A abordagem metodológica do Lambe Educativo envolve a criação colaborativa de intervenções artísticas em espaços públicos, com o propósito de incitar reflexão, fomentar interações e viabilizar aprendizado. Seus fundamentos estão alicerçados na participação ativa dos estudantes, na promoção da expressão individual e na valorização da diversidade cultural. O substrato teórico do Lambe Educativo assenta-se na teoria sociocultural, destacando a importância do contexto social na construção do conhecimento. Ao aplicar essa perspectiva às manifestações artísticas urbanas, o Lambe Educativo instiga os alunos a explorar as dimensões educacionais do espaço público, estimulando a criatividade e a consciência crítica. O escopo deste artigo visa destacar os contextos em que o Lambe Educativo pode contribuir para a conversão do espaço urbano em um ambiente educacional enriquecedor, promovendo o engajamento dos alunos com a comunidade e sua geografia. Ademais, busca compreender de que forma essa abordagem pode fomentar a aprendizagem colaborativa, o discernimento crítico e a manifestação artística entre os estudantes. Em decorrência deste estudo, a coleta de dados prossegue revelando os efeitos benéficos do Lambe Educativo, insinuando que essa abordagem pode desempenhar eficazmente o papel de elo entre o ensino formal e a riqueza do contexto urbano. Este estudo ressalta as potencialidades que a convergência entre a arte urbana e a educação pode desencadear, abrindo caminhos para a formação de cidadãos mais comprometidos, analíticos e impressores da criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23584_TB8806_04102023214457.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS PESSOA DE ARAUJO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "LUIS" "autor_email" => "pessoa.luisjunior@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }