O presente artigo tem por objetivo versar sobre as reflexões trazidas por Theodor W. Adorno em sua palestra "Educação após Auschwitz" onde o holocausto e os campos de concentração são usados como representação máxima da barbárie humana. O método desenvolvido na pesquisa é de campo expositivo com abordagem qualitativa. Utilizou-se como aporte teórico os seguintes autores: Adorno (1995), Freire (1987), Muniz (2021) dentre outros acervos bibliográficos e documentos legais. A pesquisa teve origem na importância de refletir sobre o desenvolvimento do indivíduo e seus referenciais no ambiente familiar, escolar e social ,uma vez que, a construção do caráter deste começa já na primeira infância. A fim de entender como este processo acontece e suas fontes revelando as matrizes da violência, do autoritarismo e da não emancipação ao passo que o mapeamento destes resultados possibilita elaborar o que seria ideal, não perfeito, mas humano e reflexivo em termos de uma relação social formada de indivíduos esclarecidos, que pensem de maneira autônoma mas sempre considerando o coletivo. O artigo tem por foco, portanto, trazer as reflexões de Theodor W. Adorno justificando sua implicância nos dias atuais a fim de entender a educação e o desenvolvimento do indivíduo dentro da sociedade pois, é preciso conhecer o ser para criar meios que melhorem sua realidade e visão de mundo como forma de lutar pela ruptura de padrões de crimes como os que aconteceram na Alemanha nazista.