Os livros didáticos (LD) estão imersos por questões socioculturais que atravessam os conteúdos programáticos, neles estão inseridas também imagens que representam os mais diversos grupos de seres humanos. Imagens, assim como conteúdos podem reforçar os preconceitos raciais existentes na sociedade, e, conter representações, que devem ser alvo de discussões acerca da temática educação para relações étnico raciais. Assim, esta pesquisa analisou como os corpos negros estão sendo representados, por meio de fotografias, nos livros de Biologia do ensino médio ultilizados no IFPB Campus Princesa Isabel, distribuídos pelo PNLD 2018-2020. Para tanto, foram utilizados procedimentos de heteroidentificação, caracterização e análise do contexto em que as imagens foram apresentadas por meio das fotografias encontradas nos livros didáticos. Após a análise documental dos mesmos, os resultados demonstraram que predominam imagens que representam pessoas brancas de maneira positiva, assim como imagens de pessoas negras de maneira negativa. A imagem de pessoas negras pouco é associada a trabalhos e profissões que exigem certo grau de instrução, em contrapartida, associa quase sempre a figura do branco a trabalhos que exigem ensino superior completo e que são mais valorizados socialmente. Pode-se concluir que a partir dos resultados, houveram poucos avanços em relação às abordagens étnico raciais nos livros analisados, corpos negros continuam sendo representados em posições de subalternidade em relação a corpos brancos e esse fator corrobora para dificultar a incorporação do negro na sociedade.