Esse artigo foi escrito a partir das experiências vividas e dos materiais criados para a disciplina de entomologia geral, oferecida aos cursos de licenciatura e bacharel em ciências biológicas da Universidade Federal rural de Pernambuco, campus sede. Apesar de ser um grupo com grande importância ambiental e econômica , os insetos facilmente passam despercebidos no cotidiano e seu conteúdo no ensino básico é apreendido, com frequência, de forma superficial devido a fatores como pouco tempo de aula disponível e a grande diversidade desses seres, visando superar essa problemática, a disciplina de entomologia geral foi realizada, em grande parte com aulas práticas, no laboratório de zoologia, sendo o objetivo deste trabalho analisar se aulas práticas junto com as aulas teóricas têm um efeito positivo em relação a aprendizagem dos alunos e a superação da cegueira entomológica; foi notado a participação e aumento do interesse dos estudantes promovendo uma maior absorção e compreensão; ao final, como método avaliativo os discentes criaram materiais didáticos, a partir dos temas abordados nas aulas, permitindo que utilizassem o lúdico e a criatividade para apresentar os conhecimentos adquiridos, além desses recursos serem disponibilizados para uso de professores e alunos do curso de biologia, em espaços formais e não formais de ensino, para uma aprendizagem mais significativa e lúdica.