Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BALANÇA DE DOIS PRATOS PARA ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU E DE VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96038
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1824
    "inscrito_id" => 12186
    "titulo" => "BALANÇA DE DOIS PRATOS PARA ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU E DE VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS"
    "resumo" => "Materiais Manipulativos (MM) são objetos concretos que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Sua utilização orientada facilita a compreensão e o desenvolvimento do aluno no que tange os conceitos matemáticos expressos direta ou indiretamente nestes materiais. Este trabalho apresenta resultados de parte de um projeto de extensão sobre MM que culminou na realização de uma oficina voltada para docentes e licenciandos de Matemática. Para esta oficina, foram produzidas versões caseiras de uma balança de dois pratos a serem utilizadas com estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, visando auxiliar no ensino e na aprendizagem dos conteúdos: Equações algébricas do primeiro grau e volume de sólidos geométricos (cilindros, cones, prismas e pirâmides). Para tanto, inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em Piaget e outros autores estudiosos dos MM, buscando compreender como se dá a interação entre educandos e os Materiais Manipulativos no processo de ensino-aprendizagem. Nesta mesma pesquisa, aprofundamos os estudos acerca da balança de dois pratos para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Em seguida, realizou-se testes e aprimoramentos do material manipulativo proposto. Uma vez com o objeto finalizado, desenvolveu-se as atividades matemáticas e realizou-se a oficina. Os professores e licenciandos cursistas, conseguiram construir a balança de dois pratos usando materiais reutilizáveis e sucata, sem dificuldades e usaram suas próprias produções para solucionar as atividades de equações e volumes, sem lápis, papel ou qualquer outro instrumento pedagógico. A oficina oportunizou ao cursista levar para a sua sala de aula estratégias diferentes do tradicional e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que se trata de uma produção exequível, de baixo custo, que pode ser confeccionada pelo próprio aluno e permanente, no sentido que uma vez construída poderá ser utilizada diversas vezes por outros docentes e turmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12186_TB1824_25112023104628.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERSON MARINHO DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "VANDERSON"
    "autor_email" => "vanderson.c@escolar.ifrn."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96038
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1824
    "inscrito_id" => 12186
    "titulo" => "BALANÇA DE DOIS PRATOS PARA ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU E DE VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS"
    "resumo" => "Materiais Manipulativos (MM) são objetos concretos que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Sua utilização orientada facilita a compreensão e o desenvolvimento do aluno no que tange os conceitos matemáticos expressos direta ou indiretamente nestes materiais. Este trabalho apresenta resultados de parte de um projeto de extensão sobre MM que culminou na realização de uma oficina voltada para docentes e licenciandos de Matemática. Para esta oficina, foram produzidas versões caseiras de uma balança de dois pratos a serem utilizadas com estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, visando auxiliar no ensino e na aprendizagem dos conteúdos: Equações algébricas do primeiro grau e volume de sólidos geométricos (cilindros, cones, prismas e pirâmides). Para tanto, inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em Piaget e outros autores estudiosos dos MM, buscando compreender como se dá a interação entre educandos e os Materiais Manipulativos no processo de ensino-aprendizagem. Nesta mesma pesquisa, aprofundamos os estudos acerca da balança de dois pratos para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Em seguida, realizou-se testes e aprimoramentos do material manipulativo proposto. Uma vez com o objeto finalizado, desenvolveu-se as atividades matemáticas e realizou-se a oficina. Os professores e licenciandos cursistas, conseguiram construir a balança de dois pratos usando materiais reutilizáveis e sucata, sem dificuldades e usaram suas próprias produções para solucionar as atividades de equações e volumes, sem lápis, papel ou qualquer outro instrumento pedagógico. A oficina oportunizou ao cursista levar para a sua sala de aula estratégias diferentes do tradicional e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que se trata de uma produção exequível, de baixo custo, que pode ser confeccionada pelo próprio aluno e permanente, no sentido que uma vez construída poderá ser utilizada diversas vezes por outros docentes e turmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12186_TB1824_25112023104628.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERSON MARINHO DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "VANDERSON"
    "autor_email" => "vanderson.c@escolar.ifrn."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Materiais Manipulativos (MM) são objetos concretos que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Sua utilização orientada facilita a compreensão e o desenvolvimento do aluno no que tange os conceitos matemáticos expressos direta ou indiretamente nestes materiais. Este trabalho apresenta resultados de parte de um projeto de extensão sobre MM que culminou na realização de uma oficina voltada para docentes e licenciandos de Matemática. Para esta oficina, foram produzidas versões caseiras de uma balança de dois pratos a serem utilizadas com estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, visando auxiliar no ensino e na aprendizagem dos conteúdos: Equações algébricas do primeiro grau e volume de sólidos geométricos (cilindros, cones, prismas e pirâmides). Para tanto, inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em Piaget e outros autores estudiosos dos MM, buscando compreender como se dá a interação entre educandos e os Materiais Manipulativos no processo de ensino-aprendizagem. Nesta mesma pesquisa, aprofundamos os estudos acerca da balança de dois pratos para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Em seguida, realizou-se testes e aprimoramentos do material manipulativo proposto. Uma vez com o objeto finalizado, desenvolveu-se as atividades matemáticas e realizou-se a oficina. Os professores e licenciandos cursistas, conseguiram construir a balança de dois pratos usando materiais reutilizáveis e sucata, sem dificuldades e usaram suas próprias produções para solucionar as atividades de equações e volumes, sem lápis, papel ou qualquer outro instrumento pedagógico. A oficina oportunizou ao cursista levar para a sua sala de aula estratégias diferentes do tradicional e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que se trata de uma produção exequível, de baixo custo, que pode ser confeccionada pelo próprio aluno e permanente, no sentido que uma vez construída poderá ser utilizada diversas vezes por outros docentes e turmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.