O presente estudo tem por objetivo realizar uma análise acerca dos processos de formação continuada dos professores, vivenciados no âmbito da educação infantil durante o período de distanciamento social, de modo a buscar compreender como foram desenvolvidas as aulas na modalidade do ensino remoto durante a pandemia da covid-19, visando refletir acerca das fragilidades e dos percalços vivenciados durante esse percurso nas escolas do município de Marabá, Pará. Ademais, busca-se ainda discutir acerca dos dilemas e também de alguns desafios da manutenção da formação continuada em tempos de pandemia, de modo a trazer para o centro das discussões as situações didáticas reais e cotidianas dos professores. De caráter qualitativo, por meio de revisões bibliográficas em acervos físicos e digitais, buscou-se mostrar que o ensino remoto é inadequado para a Educação Infantil, diante da necessidade das interações e das brincadeiras na prática pedagógica com as crianças dessa etapa da Educação Básica. Foram momentos marcados por silêncios nos encontros e pela falta de retorno de considerável parte das docentes no ambiente virtual, o que escancara as dificuldades do trabalho remoto e os desafios de manutenção de processos formativos qualificados e dialógicos não somente em um contexto de pandemia, mas que seja contínuo.