O presente artigo foi elaborado com a finalidade de trazer uma breve ponderação sobre o que vem a ser a adequação curricular sob a perspectiva da educação especial, sobretudo, analisa também um recurso muito importante dentro da educação especial, a sala de recursos e como esse recurso é utilizado em sala de aula. Desse modo, para além da teoria, o trabalho conta com relatos de experiências vividas dentro da sala de recursos. Compreendendo as salas de recursos uma importante ferramenta para a inclusão, o caminho até aqui delineado por este artigo consiste em teorização e prática, seu objetivo geral consiste em analisar a relevância e a concretização das adequações curriculares sob a ótica dentro das salas de recursos. Para tanto foi feita uma pesquisa de campo, cuja método de coleta de dados foi através de uma entrevista com uma professora da área de Educação Especial e também consistiu em observação para apreender as riquezas de detalhes advindas do ambiente que foi pesquisado para se refletir a nuance entre o real vivido e real pensado, as salas de recursos em teoria e na prática. Esta pesquisa é cunho bibliográfica e de pesquisa de campo cujas referências se encontram nos trabalhos de Mazzotta (2011), Braun e Vianna (2011), Marques e Duarte (2013) e Mantoan e Santos (2010).