A eletrônica é a área da ciência e tecnologia que convive com proximidade ao ensino, aprendizagem, desenvolvimento e aplicação de dispositivos e circuitos que processam, transmitem e armazenam informações. Sua abrangência no contexto educacional envolve uma ampla gama de tópicos, desde componentes básicos, como resistores, capacitores e transistores, até circuitos integrados complexos e sistemas digitais avançados. As estratégias de educação para essa área variam em modalidade, grau e intencionalidades. Desse modo, a aprendizagem ativa laboratorial faz parte do trajetória adotada na disciplina no curso de Engenharia Elétrica do IFBA Campus Vitória da Conquista. Sob esse prisma, este artigo analisa a avaliação e impactos do ambiente laboratorial no progresso acadêmico para os estudantes matriculados na componente curricular em 2022 e 2023. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, considerando, sobretudo, artigos científicos sobre o tema proposto, com foco na relevância da aplicabilidade dessa esfera. Para a estruturação, foi utilizada a abordagem qualitativa, com a aplicação de questionário virtual para explorar as convergências e divergências dos estudantes. Em relação aos objetivos, este estudo é caracterizado como descritivo, visto o intuito de descrever a percepção estudantil no contexto vigente. A análise teve como principais teores a capacidade de correlação de teoria e prática, habilidades de colaboração em equipe e avanço de competências transversais. Notou-se que ainda com a presença de discrepâncias, é visível o desenvolvimento dos futuros engenheiros eletricistas nas habilidades práticas a partir da realização de experimentos e projetos eletrônicos, bem como o amadurecimento da aptidão em solucionamento de problemas complexos, fundamentos para o aprimoramento acadêmico e profissional.