CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE A MULTIMODALIDADE E OS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97319 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3552 "inscrito_id" => 16571 "titulo" => "CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE A MULTIMODALIDADE E OS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "RESUMO: A referente pesquisa tem como objetivo principal compreender como as crenças e as experiências de professores do ensino básico podem influenciar no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa a partir das concepções de multimodalidade e multiletramentos. O ensino de Língua Inglesa vem apresentando, cada vez mais, recursos voltados à multimodalidade e multiletramentos, tais como, imagens, textos verbais e não verbais e as mídias sociais, com o intuito de pluralizar as metodologias dos professores, bem como aumentar a compreensão e a exploração dos conteúdos estudados pelos alunos. Tais recursos, quando associados às crenças e às experiências devem destacar a realidade dos docentes e otimizar essa prática de ensino. No que diz respeito às crenças, podemos afirmar que são conceitos bastante antigos e fundamentais à compreensão das principais razões de nossas ações. As experiências estão atreladas às nossas atividades diárias, que, por sua vez, influenciam as nossas crenças e as expectativas que temos sobre essas mesmas atividades. Sobre a Multimodalidade temos os estudos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006). Nos Multiletramentos trazemos as contribuições de ROJO (2012). Na perspectiva das Crenças temos as observações de: SILVA (2005, 2007), BARCELOS (2004A, 2004B, 2006), VIEIRA-ABRAHÃO (2006) e OLIVEIRA, M. (2007). No ponto de vista das Experiências destacamos os estudos de MICCOLI (2003, 2004, 2006, 2007, 2010A, 2010B), CUNHA (2005). Este estudo se enquadra nos limites da Linguística Aplicada, de natureza descritiva e interpretativista, e abordagem qualitativa. Os sujeitos investigados são cinco professores do ensino básico. À coleta do corpus, utilizaremos o autorrelato. Os resultados esperados são o reconhecimento da Multimodalidade e dos Multiletramentos como elementos importantes e indispensáveis ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16571_TB3552_27052023111456.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIQUE KAYONAN LOPES DELFINO" "autor_nome_curto" => "KAIQUE" "autor_email" => "kaiqueuzl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97319 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3552 "inscrito_id" => 16571 "titulo" => "CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE A MULTIMODALIDADE E OS MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "RESUMO: A referente pesquisa tem como objetivo principal compreender como as crenças e as experiências de professores do ensino básico podem influenciar no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa a partir das concepções de multimodalidade e multiletramentos. O ensino de Língua Inglesa vem apresentando, cada vez mais, recursos voltados à multimodalidade e multiletramentos, tais como, imagens, textos verbais e não verbais e as mídias sociais, com o intuito de pluralizar as metodologias dos professores, bem como aumentar a compreensão e a exploração dos conteúdos estudados pelos alunos. Tais recursos, quando associados às crenças e às experiências devem destacar a realidade dos docentes e otimizar essa prática de ensino. No que diz respeito às crenças, podemos afirmar que são conceitos bastante antigos e fundamentais à compreensão das principais razões de nossas ações. As experiências estão atreladas às nossas atividades diárias, que, por sua vez, influenciam as nossas crenças e as expectativas que temos sobre essas mesmas atividades. Sobre a Multimodalidade temos os estudos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006). Nos Multiletramentos trazemos as contribuições de ROJO (2012). Na perspectiva das Crenças temos as observações de: SILVA (2005, 2007), BARCELOS (2004A, 2004B, 2006), VIEIRA-ABRAHÃO (2006) e OLIVEIRA, M. (2007). No ponto de vista das Experiências destacamos os estudos de MICCOLI (2003, 2004, 2006, 2007, 2010A, 2010B), CUNHA (2005). Este estudo se enquadra nos limites da Linguística Aplicada, de natureza descritiva e interpretativista, e abordagem qualitativa. Os sujeitos investigados são cinco professores do ensino básico. À coleta do corpus, utilizaremos o autorrelato. Os resultados esperados são o reconhecimento da Multimodalidade e dos Multiletramentos como elementos importantes e indispensáveis ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16571_TB3552_27052023111456.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIQUE KAYONAN LOPES DELFINO" "autor_nome_curto" => "KAIQUE" "autor_email" => "kaiqueuzl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }